554 | O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL COMO CAMPO DE PRÁTICAS PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM | Autores: John Victor dos Santos Silva (john.setedejulho@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Bárbara Caroline Ferreira dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Hillary de Andrade Pereira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Mirelle dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Daniela Albuquerque de Almeida (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Thyara Maia Brandão (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) |
Resumo: Introdução: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos do Sistema Único de Saúde referência para o tratamento de indivíduos com transtornos mentais. Esses serviços são ambientes para ensino e prática para diversas formações e instituições de ensino na área da Saúde Mental, baseadas na perspectiva da Reforma Psiquiátrica. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem na realização de suas práticas acadêmicas em um CAPS. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência. A disciplina Bases para Intervenção na Atenção à Saúde III é de regime anual e obrigatório para alunos do 3º ano do curso de Enfermagem de uma instituição de Ensino superior de Alagoas. A disciplina compreende o módulo de Saúde Mental, onde suas práticas são realizadas em um CAPS do Município de Maceió. Resultados: ao realizarem atividades como "sala de espera", oficinas terapêuticas, atividades educativas e de educação e saúde, em diversas temáticas de escolha dos próprios usuários do serviço, os acadêmicos se aproximam das práticas de enfermagem em saúde mental e do trabalho interdisciplinar. Conclusões: A vivência no CAPS permite aos acadêmicos de enfermagem associar a teoria com as práticas, cooperando para uma formação mais integral nas necessidades dos indivíduos. Contribuições para a Enfermagem: A experiência aproxima estudantes de enfermagem na realidade das práticas de saúde mental baseadas na perspectiva da Reforma Psiquiátrica. Palavras-chave: Serviços de Saúde Mental, Educação Superior, Enfermagem Psiquiátrica.
Referências: MARTINS, Álissan Karine Lima et al. Práticas em saúde mental na estratégia saúde da família: um estudo bibliográfico. Northeast Network Nursing Journal, v. 10, n. 4, 2016. BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi; COSCRATO, Gisele; BUENO, Sonia Maria Villela. Práticas da enfermagem na Educação para a Saúde na rede de atenção à Saúde Mental: a reforma (também) necessária. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 6, n. 1, p. 132-142, 2016. |