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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 549


549

Competência de pensamento crítico na formação superior em enfermagem

Autores:
Joana Angélica Andrade Dias (joanauesb@gmail.com) (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB) ; Helena Maria Scherlowski Leal David (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ) ; Octavio Muniz da Costa Vargens (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ) ; Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ)

Resumo:
INTRODUÇÃO: o perfil do enfermeiro vem passando por modificações, exigindo processo formativo atualizado e voltado para a complexidade da realidade social e local de inserção do curso e desenvolvimento de competências e habilidades1, a exemplo do pensamento crítico. OBJETIVO: refletir sobre a importância do desenvolvimento da competência de pensamento crítico durante a formação superior em enfermagem, com base na evolução histórica dos currículos e Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA: ensaio analítico construído mediante reflexões acerca dessas diretrizes e artigos científicos sobre pensamento crítico e educação em enfermagem, constantes em bases de dados do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde, dividido em três momentos distintos. RESULTADOS: 1) faz-se uma contextualização histórica da formação superior em enfermagem no Brasil, apontando fatos sociais e documentos legais que impulsionaram todas as mudanças curriculares; 2) discorre-se sobre as diretrizes curriculares que norteiam a construção dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem; 3) faz-se abordagem geral sobre o pensamento crítico e seu desenvolvimento desde o início do processo formativo do enfermeiro. CONCLUSÃO: as mudanças curriculares ocorridas nos cursos de graduação em enfermagem foram influenciadas pelo contexto social, político e econômico das épocas, evoluindo de modelos tecnicistas e hospitalocêntricos para modelo pautado no Sistema Único de Saúde, exigindo implementação de estratégias pedagógicas sustentadas em metodologias ativas com vistas ao desenvolvimento do pensamento crítico. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O alcance dessa competência possibilitará futuros enfermeiros mais preparados, aptos e comprometidos com a profissão. DESCRITORES: Enfermagem; Pensamento crítico; Educação em enfermagem.


Referências:
1. Kaiser DE, Serbim AK. Diretrizes curriculares nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2009; 30(4):633-40. 2. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Habilidades do pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2013; 47(2):341-7.