547 | CONSTRUÇÃO DE VÍDEO INFORMATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA DIVULGAÇÃO DE NOVO SERVIÇO DE SAÚDE PARA GESTANTES | Autores: Jessyka de Oliveira Abreu (jessykaoliveira25@gmail.com) (Universidade Federal do Ceará) ; Viviane Sousa de Maria (Universidade Federal do Ceará) ; Tatiane Moura Silva (Universidade Federal do Ceará) ; Fabiane do Amaral Gubert (Universidade Federal do Ceará) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O enfermeiro incentiva formação de saberes e práticas tornando usuários dos serviços atuantes no processo saúde/ doença. Metodologias de ensino-aprendizagem, como as ferramentas audiovisuais, são essenciais favorecendo comunicação entre enfermeiro e usuários. OBJETIVO: Relatar a construção de um vídeo informativo acerca de novo serviço oferecido pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand - MEAC. METODOLOGIA: Estudo descritivo, tipo relato de experiência vivenciado em maio de 2017. Construção do vídeo dividida em três etapas: planejamento do vídeo, captação da fala da personagem e imagens ilustrativas e construção do vídeo utilizando o software Vídeopad, respectivamente. Gravação realizada na MEAC contando com autorização prévia. RESULTADOS: O profissional de Enfermagem escolhido foi responsável pela fala no vídeo que contemplou questões como escolha dos usuários da casa, rotina do serviço e construção da estrutura física, utilizando linguagem acessível. O vídeo produzido teve duração de dois minutos e foi divulgado em uma rede social na internet com o intuito de abranger o maior número de pessoas. CONCLUSÃO: A construção do vídeo possibilitou nova percepção de assistir em enfermagem, além de divulgar um serviço de atenção ao trinômio mãe-filho-família. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Faz-se necessário que o enfermeiro utilize-se de ferramentas para auxiliar na educação e promoção da saúde, devendo experimentar e ousar, já que a educação é a sua maior ferramenta.
Referências: REFERÊNCIAS: GÓESL, F. G. B.; CAVALL, A. M. L.. A concepção de educação em saúde do enfermeiro no cuidado à criança hospitalizada. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiás, v.11(4), p. 932-41, 2009. Disponível em < http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v11/n4/pdf/v11n4a19.pdf > Acesso em 20 de maio de 2017. FONSECA, P. M.; FLUMINENSE, I. C.. O ensino na enfermagem: Relato de experiência sobre a construção de uma videoaula. Boletim NEPAE- NESEN, Brasil v. 10, n. 2, 2012. |