545 | Programa saúde na escola: acadêmicos de enfermagem transformando conhecimentos sobre álcool e drogas com adolescentes | Autores: Jéssika Frantz (jessikafrantz@hotmail.com) (Acadêmica do 4º semestre do Curso de Enfermagem. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).) ; Anelise Miritz Borges (Enfª, Drª em enfermagem pela Universidade do Rio Grande (FURG), Docente do Curso de Enfermagem (UNISC).) ; Cassio Silveira (Acadêmico do 9º semestre do Curso de Enfermagem. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).) ; Mirian Sackser (Acadêmica do 9º semestre do Curso de Enfermagem. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).) |
Resumo: Introdução: Na adolescência ocorrem mudanças biopsicossociais, cujo consumo precoce de álcool e outras drogas tem uma relação impactante frente à manutenção da saúde¹. Objetivo: Relatar uma experiência acadêmica vivenciada frente à implementação do Programa Saúde na Escola sobre álcool e drogas com adolescentes. Metodologia: Relato de experiência acadêmico vivenciado na disciplina de Saúde Coletiva II, Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul, conduzido em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Santa Cruz do Sul, no primeiro semestre de 2016. A temática foi definida pelo interesse dos adolescentes e equipe pedagógica da escola. A duração da roda de conversa foi de duas horas, sendo utilizado recurso áudio visual apoiado no Ministério da Saúde e o método avaliativo (que bom, que pena, que tal). Resultados: Participaram ativamente da discussão, 13 adolescentes, os quais avaliaram: Que bom: a importância do diálogo, para compreender os riscos à saúde frente à ingestão de drogas e álcool, na escola e no seio familiar. Que pena: o pouco tempo para trabalhar a temática e o reduzido número de imagens dos tipos de drogas. Que tal: viabilizar momentos de diálogo nos domicílios e oportunizar mais encontros educativos sobre outras doenças, infecções sexualmente transmissíveis e sexualidade. Conclusões: A ação educativa permitiu uma transformação de conhecimentos sobre a temática, por meio do diálogo, o que elucidou a sua manutenção na escola e nos domicílios. Contribuições à Enfermagem: O enfermeiro é um agente chave no processo da transformação social, co-responsabilizando-se na implantação de programas na promoção de saúde e prevenção de doenças. Descritores: Enfermagem. Saúde Escolar. Educação em Saúde.
Referências: ¹ LEITE, C. T. et. al. Prática de educação em saúde percebida por escolares. Revista Cogitare Enfermagem. Jan/Mar; 19(1):13-19, 2014. |