Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 544


544

MENSURAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO EXPERIMENTAL RANDOMIZADO.

Autores:
Jéssica Valeska Herculano Lima (jessicavhlima@gmail.com) (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Enfermeira, Doutora. (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Luisa Alves Pereira de Aquino, Enfermeira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Rita de Cássia Lira da Silva, Graduanda de Enfermagem (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Aline Aires de Oliveira, Graduanda de Enfermagem (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Marcos Antonio Ferreira Júnior, Enfermeiro, Professor, Doutor. (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:
Introdução: Pensar criticamente requer utilizar todo o conhecimento produzido até o momento, bem como buscar por fontes que alimentem novos conhecimentos e saber direcioná-los para as situações de aplicação prática, com capacidade de avaliação única para cada caso. Objetivo: mensurar os níveis de Pensamento Crítico (PC) em estudantes de graduação em Enfermagem mediante uma intervenção de ensino com uso de Mapas Conceituais. Método: Estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes/depois, realizado com estudantes do curso de graduação em Enfermagem, com aprovação em seus aspectos éticos e metodológicos sob o Parecer número 752.501 e CAAE número 33917214.9.0000.5537. Desenvolvido a partir de um Curso de Extensão sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia com duração de 60 horas e aplicação do instrumento California Critical Thinking Skills Test e um questionário com dados sociodemográficos. Os 77 participantes foram randomizados para o Grupo Controle (38) e Grupo Experimento (39), quando a intervenção consistiu na construção de quatro mapas conceituais por meio do Software Cmap Tools®. Resultados: No pré-teste foi obtida uma média de PC geral para o Grupo Controle de 15 (+/-3,5) e para Grupo Experimento de 14,1 (+/-3,7), já no pós-teste foram 14,6 (+/-3,9) e 14,1 (+/-3,4), respectivamente. Conclusões: Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa para um p-valor de 0,05, de acordo com o teste-t. Entretanto, após a intervenção o Grupo experimento apresentou uma evolução na categorização do PC com uma concentração aumentada no PC geral Moderado e Forte. Descritores: Educação em enfermagem. Pensamento. Tecnologia Educacional.


Referências:
CARVALHO, D.P.S.R.P. et al. Aplicação do mapa conceitual: resultados com diferentes métodos de ensino-aprendizagem. Aquichan, v. 16, n. 3, p. 382-391, 2016. FACIONE, P.A. Critical Thinking: A Statemente os Expert Consensus for Purposes of Education Assessment and Instruction "The Delphi Report". Millbrae, CA: Santa Clara University, California Academic Press. 1990a.