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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 540


540

CONSTRUINDO A REFORMA PSIQUIÁTRICA: A EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM COMO DISPOSITIVO CRITICO-REFLEXIVO

Autores:
Jéssica do Nascimento Rezende (jessiiica_rezende@hotmail.com) (IPUB/UFRJ) ; Rosa Gomes dos Santos Ferreira (Doutoranda em Enfermagem (EEAN-UFRJ). Enfermeira do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; Luzimar Aparecida Borba Paim (Mestre em Enfermagem. Professora FASE-Petrópolis.) ; Rogeria Maria Silva do Nascimento (Mestre em Enfermagem (EEAN-UFRJ).) ; Debora Ribeiro Cardoso (Mestre em Enfermagem (EEAN-UFRJ)) ; Maria Angélica Almeida Peres (Professora Associada. Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ))

Resumo:
INTRODUÇÃO: Capacitar a enfermagem no cotidiano do trabalho, objetiva atender as mudanças institucionais e sociais. Um programa de educação continuada em enfermagem psiquiátrica ativa o trabalhador a compreender e adotar condutas para uma prática qualificada, acolhendo os pressupostos da Reforma Psiquiátrica, redirecionando recursos para o novo modelo de atenção em saúde mental. A enfermagem, no hospital psiquiátrico, vivencia situações permeadas pela subjetividade, onde usuários e equipes se relacionam na busca do resgate da dignidade, do pertencimento social. OBJETIVO: Apresentar a produção científica que aborda o programa de educação continuada nas instituições psiquiátricas e discutir acerca das atribuições deste programa educativo, neste cenário. METODOLOGIA: Abordagem qualitativa, por revisão da produção científica em português, formato de texto completo, na Biblioteca Virtual em Saúde, recorte temporal 2006-2017, conjugando os descritores "Educação Continuada", "Enfermagem", e "Psiquiatria". RESULTADOS: 37 produções discorrem a respeito da existência do programa de educação continuada em enfermagem psiquiátrica, apontando a importância desta prática educativa nesta especialidade, que atravessa mudança paradigmática. Apresenta-se a educação continuada como fomento à compreensão da Reforma enquanto processo e não como "lei", afiançando a contribuição da atividade educativa, como elemento de transformação, apreensão, reflexão, para o atendimento do novo modelo de atenção psicossocial. CONCLUSÃO: É insuficiente a produção acerca da temática, o que não torna mínimo, seu valor no panorama da capacitação, em enfermagem psiquiátrica. Necessário discutir, com vistas ao acolhimento da Reforma, somente possível transversalmente à reflexão que sobrevém ao trabalho. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A capacitação em enfermagem acontece ininterruptamente, integrando saberes, atendendo anseios do trabalhador, da instituição, da sociedade. A educação continuada em enfermagem psiquiátrica é essencial ao entendimento de que a Reforma Psiquiátrica está para além do acato à legislação. É resultado de um processo de ensino-aprendizado, de crítica ao modelo asilar, da desinstitucionalização, para ressocialização. Descritores: Educação Continuada; Enfermagem; Psiquiatria.


Referências:
1. KURCGANT, P. Educação continuada: caminho para a qualidade. Ver. Paul. Enferm. 1993, p. 66-71. 2. NETO, F.K. Reforma psiquiátrica e conceito de esclarecimento: reflexões críticas. Mental, Barbacena, v. 1, n. 1, p. 71-82, dez. 2003. 3. SILVA, D.C; ALVIM, N.A.T; FIGUEIREDO, P.A. Tecnologias leves em saúde e sua relação com o cuidado de enfermagem hospitalar. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2008 jun; 12(2): 291-98.