Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 537


537

Reflexos do avanço das pesquisas em enfermagem.

Autores:
Jennifer Bazilio (jenniferbazilio@yahoo.com.br) (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp) ; Maura Cristiane E Silva Figueira (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp) ; Jéssica de Aquino Pereira (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp) ; Andresa Mendonça de Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp) ; Eliete Maria Silva (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp)

Resumo:
A pesquisa é uma investigação sistemática, usada para a obtenção de dados considerados confiáveis em relação a temas importantes para a prática assistencial, o ensino, a administração e a informatização¹. Portanto, o objetivo deste artigo é refletir sobre a pesquisa e sua aplicação na profissão de enfermagem. Desde o início da formação dos primeiros pesquisadores em enfermagem, a Associação Brasileira de Enfermagem contribuiu intensamente para que houvesse o desenvolvimento, o fortalecimento e a credibilidade nas pesquisas realizadas na profissão. A implantação dos cursos de pós-graduação no país, também contribuíram para à produção científica, com a melhoria das pesquisas e criação dos grupos de pesquisa. Isso levou a internacionalização da pesquisa, ao trabalho multiprofissional e a processos de avaliações das pesquisas mais rigorosos com o intuito de melhorar a divulgação dos resultados. Enfatiza-se ainda, que na formação profissional é extremamente necessário o envolvimento dos docentes e discentes no estímulo à pesquisa, considerando a importância da influência e do aprendizado. Além disso, a parceria entre enfermeiros docentes/pesquisadores e enfermeiros da assistência e/ou gerência fortalecem o envolvimento para que haja a utilização dos resultados das pesquisas na prática profissional. Conclui-se que a pesquisa em enfermagem obteve grandes avanços ao longo dos anos e está se desenvolvendo, entretanto ainda tem um longo caminho a percorrer para que a prática baseada em evidências seja disponível a todos.


Referências:
1. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem. Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7ª Ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.