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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 530


530

CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO

Autores:
Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral (nainacalheiros2@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Lucélia da Hora Sales (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Michelle Carolina Garcia da Rocha (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Célia Alves Rozendo (Universidade Federal de Alagoas) ; Taíse Gama dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Priscila de Oliveira Cabral Melo (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: No atual contexto da formação em saúde, evidencia-se a necessidade de mudança, sendo a articulação entre ensino e serviço um desafio. A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) constitui uma possibilidade de Integração Ensino-Serviço (IES), que objetiva a qualidade da formação profissional, possibilitando transformar o processo formativo, a organização dos serviços e as práticas de saúde. Objetivo: analisar as contribuições da Residência Multiprofissional em Saúde da Família para a IES na perspectiva dos residentes. Metodologia: estudo transversal com residentes de uma RMSF de uma instituição pública de Alagoas em 2015. Dados foram coletados pela Escala Likert com 10 assertivas e análise por frequência simples. Resultados: Participaram 31 residentes. Houve concordância de 100% acerca da contribuição da residência quanto a aprendizagem com outras categorias profissionais, ampliando a capacidade de elaborar soluções para os problemas. A contribuição da residência quanto a melhora na participação do usuário nas atividades educativas em grupo e a promoção de hábitos de vida saudáveis apresentou concordância de 96,8%. Por outro lado, apenas 41,9% concordaram com os itens sobre a contribuição da residência quanto a modificação na rotina de trabalho e postura dos profissionais do serviço. Conclusões: A RMSF é um campo diferenciado de aprendizados e experiências em um cenário multiprofissional e intersetorial que propicia a construção de saberes, favorecendo a comunidade para conhecer suas necessidades de saúde por meio da constituição de grupos e das práticas de educação em saúde. Todavia, faz-se necessário melhorar a comunicação entre os residentes e profissionais do serviço, para que estes se vejam como participante do processo de formação, minimizando assim a resistência às mudanças. Contribuições ou implicações para a enfermagem: A atuação do enfermeiro em uma RMSF proporciona um trabalho multiprofissional, baseado nas necessidades de saúde da população; um olhar crítico e reflexivo sobre o processo saúde-doença, possibilitando a educação permanente e melhorias para o serviço e para o cuidado.


Referências:
1. KUABARA, Cristina T. M. et al. Integração ensino e serviços de saúde: uma revisão integrativa da literatura. Revista Mineira de Enfermagem, Minas Gerais, v. 18, n. 1, p. 195-201, jan./mar. 2014. 2. SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto. Documento orientador das práticas de integração ensino serviço e comunidade. São Paulo: São José do Rio Preto - SP, 2012. 3. CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, jun. 2004.