Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 521


521

O lúdico como estratégia pedagógica no incentivo à higienização das mãos

Autores:
Isabel Cussi Brasileiro Dias (isacussi@hotmail.com) (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) - Vitória-ES) ; Bruna Moraes Barbieri (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) - Vitória-ES) ; Fabrícia Barcellos Souza Moro (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) - Vitória-ES) ; Bethania Del Puppo de Sousa (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) - Vitória-ES) ; Rosemeire Andreatta (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) - Vitória-ES)

Resumo:
O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO INCENTIVO À HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS Introdução: Atividades lúdicas representam uma estratégia didática que motiva a aprendizagem e facilita o desenvolvimento pessoal, social e cultural, assim como a comunicação e construção do conhecimento¹. A higiene das mãos (HM) é sem dúvida uma das principais estratégias de medida de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS)². Objetivo: Relatar a construção da peça teatral sobre HM. Metodologia: Relato de experiência da construção de uma peça teatral, denominada "As aventuras da E. coli", com o intuito de promover a prática da HM como principal medida de prevenção das IRAS, em um hospital de ensino na região sudeste. Resultados: A peça teatral foi construída pela CCIH e profissionais da equipe de enfermagem, com um roteiro que aliou a comédia aos temas do cotidiano como: importância da HM, uso zero de adornos e prevenção de transmissão cruzada de microrganismos. A apresentação envolveu 26 profissionais. Os ensaios ocorreram durante um mês e a apresentação ocorreu em maio/2017. Assistiram à peça 118 pessoas da área assistencial, em duas apresentações em dias distintos. Conclusão: Essa prática de ensino favoreceu a sensibilização dos profissionais quanto à importância da HM e a reflexão sobre as medidas de prevenção das IRAS. Contribuições para enfermagem: As ações lúdicas possibilitaram um espaço de entretenimento, transformação e compartilhamento de saberes entre os profissionais, assim como o fortalecimento do trabalho da enfermagem na vertente educação em saúde. Descritores: Enfermagem, infecção, educação.


Referências:
1- GOMES, R.A.G, Santos A de S; HORA, B.L.V da; OLIVEIRA, K.S; ZUZA, H; COSTA, I.A.S. Venha cantar com a gente! Produção de paródias como estratégia didática no ensino e aprendizado de Biologia. R SBEnBio; 2014; 7 (1): 6556-65. 2- BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde: Medidas de prevenção de IRAS. Brasília: Anvisa, 2017.