Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 517


517

PRÁTICAS E TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: PESQUISA - INTERVENÇÃO COM FOCO NO PROCESSO DE TRABALHO DE EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE MACEIÓ/AL

Autores:
Igor Michel Ramos dos Santos (iigor_ramos@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Davi Porfirio da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Nataly Mayara Cavalcante Gomes (Universidade Federal de Alagoas) ; Regina Couto da Costa (Universidade Federal de Alagoas) ; Marianny Medeiros de Moraes (Universidade Federal de Alagoas) ; Débora de Souza Santos (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
A Educação Permanente em saúde (EPS) tem sido discutida como política necessária para qualificação do processo de trabalho, em uma perspectiva de construção coletiva dos saberes, que emanem de problemas emergentes da prática em saúde. Nesse contexto, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o campo ideal para o desenvolvimento de práticas de EPS, pois trabalham com um territorio adscrito, construção de vinculo e participação comunitária. O presente estudo foi aprovado no edital PPSUS-2016 e tem o apoio do Ministério da Saúde, CNPq, SESAU-AL e FAPEAL, tendo como objetivos: Analisar as práticas de Educação Permanente desenvolvidas por equipes de Saúde da Família de Maceió e Desenvolver uma tecnologia de Educação Permanente em Saúde, com foco no processo de trabalho em equipe multiprofissional da Atenção Básica. A metodologia utilizada é qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção. A investigação desenvolve em duas fases: Avaliação e análise das práticas de Educação na Atenção Básica e Desenvolvimento de tecnologia educativa de Educação Permanente da Atenção Básica - tipo Manual de Práticas ou ´´Guideline´. Os resultados da primeira fase da pesquisa estão em processo de finalização. O primeiro momento contou com a realização de grupos focais que foram realizados com os profissionais da equipe básica de saúde de 08 Unidades de Saúde da Família da cidade de Maceió. O segundo momento está em fase de coleta de dados, onde foi estabelecido 64 equipes de ESF. Os resultados da primeira fase orientarão a elaboração da tecnologia educativa, prevista para a segunda fase da pesquisa. Portanto, o estudo proporcionará o estabelecimento de práticas comum de cuidado em que as especificidades dos diversos profissionais e da comunidade se complementam e se articulam para atenção á saúde, buscando assim a melhoria da qualidade do trabalho prestado e a busca pela integralidade. DESCRITORES - Educação Permanente. Estratégia Saúde da Família. Atenção Básica.


Referências:
CAVALCANTI, Y.W; WANZELER, M. C. C. Educação Permanente em Saúde na Qualificação de Processos de Trabalho em Saúde Coletiva. Rev Brasileira de Ciências da Saúde, v. 13, n. 1 p. 13-20, 2009. Disponível: http://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/viewFile/3241/3632. Acesso em 15 de jun.2017 SHIMIZU, H.E; CARVALHO-JUNIOR, D.A. O processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família e suas repercussões no processo saúde-doença. Rev Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 9, p. 2405-2414, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n9/a21v17n9.pdf. Acesso em 09 de jun. 2017.