Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 510


510

O ENFERMEIRO FRENTE À CULTURA DO LIXO ZERO

Autores:
Hadelândia Milon de Oliveira (hadelandiamilon@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Anne Kimi Vasconcelos Okazaki (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Aryanne Lira dos Santos Chaves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Amanda Marinho da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Tamiris Moraes Siqueira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Joice Claret Neves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Devido ao descarte indiscriminado de materiais biológicos utilizados também em instituições hospitalares houve um aumento da contaminação do meio ambiente, causando impactos ambientais irreversíveis. Nesse contexto, o enfermeiro tem papel fundamental no gerenciamento dos resíduos, com base nas políticas nacionais de resíduos sólidos. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em ações educativas no gerenciamento de resíduos orgânicos para o aumento da adesão à cultura de "lixo zero" no hospital. METODOLOGIA: Foram realizadas duas ações educativas, em dias seguidos, utilizando metodologias ativas lúdicas como recurso para chamar a atenção dos servidores que encontravam-se em intervalo para almoço e no refeitório do Hospital Geral Privado por meio de um projeto de extensão universitário. RESULTADOS: No segundo dia de atividade houve redução do descarte de 9kg/dia para 1 kg/dia. Os servidores expressavam sua disposição para o consumo consciente de alimentos, na diminuição do desperdício e contaminação ambiental como responsabilidade social. CONCLUSÃO: A atividade promoveu a sensibilização dos funcionários à cultura de "lixo zero", uma vez que foi despertada a consciência de sustentabilidade. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: A gestão em enfermagem contempla desde gerenciamento de pessoas até o manejo de materiais e resíduos hospitalares. No entanto, existe um déficit quanto à atuação do enfermeiro na esfera de gerenciamento de resíduos, o que demanda novas pesquisas neste campo de atuação e capacitação dos profissionais para além da assistência.


Referências:
Ministério da Saúde (Brasil). Resolução CONAMA N° 358, de 29 de abril de 2005 - Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências. Diario Oficial da União, 4 Mai 2005; Seção 1.