Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 509


509

CUIDADO À CRIANÇA PORTADORA DE DIABETES MELLITUS TIPO 1 UTILIZANDO NANDA-NOC-NIC: Relato de experiência.

Autores:
Graziela Maria Ferraz de Almeida (ga_graziela@hotmail.com) (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Weslen de Sousa da Conceição (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Luana de Mello Alba (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Fernanda Paula Cerântola Siqueira (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Cássia Galli Hamamoto (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Maria Renata Nunes (Faculdade de Medicina de Marília - Famema)

Resumo:
Introdução: A prevalência do diabetes mellitus tipo 1(DM1) na população pediátrica tem sido foco de atenção, pois se não iniciar o tratamento, as manifestações evoluem com desidratação e acidose, podendo levar a cetoacidose diabética. Objetivo: Articular as taxonomias NANDA-NOC-NIC no cuidado à criança diagnosticada com DM1 e sua mãe que participava do Programa Mãe-Acompanhante em uma unidade de internação pediátrica. Método: Relato de experiência registrado em portfólio reflexivo desenvolvido pelos estudantes da 3ª série do Curso de Enfermagem da Famema do acompanhamento de uma criança recém diagnosticada com DM1 e sua mãe que participava do Programa Mãe-Acompanhante em uma unidade de internação pediátrica no mês de março de 2016. Resultados: Relacionados à criança: (DE-1) Risco de glicemia instável relacionado a conhecimento insuficiente do controle da doença e monitoração inadequada da glicemia; (NOC) Controle da Glicemia; (NIC) Controle da hiperglicemia. Relacionados à mãe: (DE-2) Medo (materno) relacionado por estimulo fóbico caracterizado por auto-segurança diminuída, apreensão, sensação de medo e receio; (NOC) Autocontrole do medo; (NIC) Redução do medo, Ensino: Procedimento/tratamento. (DE-3) Conhecimento deficiente (materno) relacionado a conhecimento insuficiente de recursos e informação insuficiente caracterizado por conhecimento insuficiente; (NOC) Conhecimento: Processo da doença e Controle do Diabetes; (NIC) Ensino: processo da doença, dieta prescrita e medicamentos prescritos. Considerações finais: Desenvolver o cuidado subsidiado pelo uso das taxonomias da NANDA-NOC-NIC possibilitou reconhecer e compreender neste caso, que a família, principalmente a mãe, necessitou não só de informação sobre os cuidados a serem realizados, mas de apoio, pois vivenciaram sentimento de medo diante das mudanças ocorridas nas condições de saúde do filho e das novas adaptações que a criança e família tiveram que fazer, tanto no ambiente hospitalar quanto no domiciliar.


Referências:
Almeida MI, Higarashi IH, Molina RCM, Marcon SS, Vieira TMM. O ser mãe de criança com doença crônica: realizando cuidados complexos. Esc Anna Nery R Enferm [internet], 2006 abr [citado em 24 mar. 2016] 10(1): 36-46. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a05.pdf Andrade CJ, Alves CA. Fatores associados ao controle glicêmico em crianças e adolescentes com diabetes melito tipo 1. R. Ci. med. biol. [internet], 2012 mai/abr [citado em 24 mar. 2016] 11(2): 234-238. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/6695/4583 Sociedade Brasileira de Pediatria. Tratado de Pediatria. 2a ed. Barueri: Manole; 2010. Nascimento LC, Amaral MJ, Sparapani VC, Fonseca LMM, Nunes MDR, Dupas G. Diabetes mellitus tipo 1: Evidências na literatura para seu manejo adequado na perspectiva da criança. Rev. esc. enferm. USP. 2011; 45 (3). 764-769.