508 | PET-SAÚDE/GRADUASUS ENFERMAGEM UMA POTENTE FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Glêcia Carvalho Santana (gley9fsa@hotmail.com) (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Iraildes Andrade Juliano (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Juliana Alves Leite Leal (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Maryane Brito Macêdo (Universidade Estadual de Feira de Santana) |
Resumo: Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) GraduaSUS visa propor mudanças curriculares tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Para tanto, desenvolve ações que consideram a diversificação de cenários de práticas com foco na interdisciplinaridade, integralidade e humanização, através da mobilização de atores do SUS da comunidade acadêmica (MS, 2015). Objetivo: Relatar a percepção de discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre a sua vivência no PET-Saúde/GraduaSUS. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência de discentes do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no período de maio de 2016 a maio de 2017. Além de enfermagem o programa envolve os cursos de farmácia, medicina e odontologia. Os discentes estão vinculados a um grupo tutorial que é composto por três tutoras, docentes do curso de enfermagem da UEFS, quatro preceptores, que são enfermeiras (atenção básica, atenção hospitalar, vigilância epidemiológica e gestão da atenção básica), além de cinco discentes (três bolsistas e dois voluntários).Resultados: O programa tem oportunizado o desenvolvimento de diversas atividades, tais como, diagnóstico institucional dos cenários de práticas (USF, Hospital, Vigilância Epidemiológica e Gestão da Atenção Básica), mobilização da comunidade para criação do Conselho Local de Saúde; estudos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Enfermagem (MEC, 2001), análise crítica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC); elaboração de narrativas reflexivas e de relatos na Comunidade de Práticas (CdP). Implantação e atividades junto ao Núcleo de Segurança do Paciente. Conclusão: O PET-Saúde/GraduaSUS é uma potente ferramenta de educação na saúde, para os graduandos que vivenciam a realidade dos serviços, para a comunidade e os profissionais de saúde que se aperfeiçoam através do compartilhamento de conhecimentos. É indubitável, a contribuição desse programa para a reorientação da formação em saúde/enfermagem.
Referências: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Superior (CES). Resolução CNE/CES Nº 3, de 07 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Edital Nº 13, de 28 de setembro de 2015. Seleção para o programa de educação pelo trabalho para a saúde PET-SaúdeGraduaSUS-20162017. Diário Oficial da União Nº 186, terça-feira, 29 de setembro de 2015. UEFS. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS 2016-2017: Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia. Departamento de Saúde. 2016, 62 p. |