Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 507


507

REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ATUALIDADE

Autores:
Gisele Ginu Silva de Sousa (ginugisele@gmail.com) (Universidade Anhanguera Belenzinho SP/SP) ; Márcia Zotti Justo Ferreira (Universidade Anhanguera Belenzinho SP/SP) ; Maria Madalena Salatiel Júlio (Universidade Anhanguera Belenzinho SP/SP) ; Elizia Esther Calixto Paiva (Universidade Anhanguera Belenzinho SP/SP) ; Vanda Cristina dos Santos Passos (Universidade Anhanguera Belenzinho SP/SP) ; Sandra Maria da Penha Conceição (Universidade Anhanguera Belenzinho SP/SP)

Resumo:
Introdução: Na atualidade há uma desmotivação de alunos e docentes dos cursos de graduação em enfermagem muitas vezes gerados por matrizes curriculares desatualizadas, falta de apoio das instituições de ensino e bibliografia desatualizada. Objetivo: Apresentar quais as dificuldades encontradas no ensino aprendizagem de enfermagem em nível superior descritas na literatura. Método: é um estudo descritivo de revisão sistemática da literatura sobre as dificuldades no processo ensino-aprendizagem apresentados no curso de graduação em enfermagem na atualidade. Resultados: A busca gerou 26 estudos, os selecionados foram classificados em três categorias, sendo: Aprendizado de Enfermagem, Alunos de Enfermagem e Dificuldade na aprendizagem de enfermagem. Alinhar o ensino da enfermagem com os novos conceitos de ensino-aprendizagem é a maneira mais assertiva de promover o envolvimento do aluno com sua profissão e as próprias práticas educacionais. Conclusão: evidenciou-se que as dificuldades com relação ao processo ensino aprendizagem dos cursos de graduação em enfermagem estão diretamente relacionados as dificuldades prévias dos egressos dos cursos, aos projetos pedagógicos ultrapassados dos cursos e da falta de incentivo das instituições de nível superior ao desenvolvimento do curso de enfermagem.Palavras chave: Docente de Enfermagem, Enfermagem, Alunos de Enfermagem, Educação em Enfermagem.


Referências:
Referências bibliográficas DE ALMEIDA, Alva Helena; SOARES, Cássia Baldini. Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 614-621, 2011. AMESTOY, Simone Coelho et al. Education process of nurse leaders. Revista Brasileira de enfermagem, v. 63, n. 6, p. 940-945, 2010. BACCARO, Thais Accioly; SHINYASHIKI, Gilberto Tadeu. Consistência da escolha vocacional e socialização profissional de estudantes de enfermagem. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 1, p. 73-82, 2011.