Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 501


501

SER DOCENTE EM TERAPIA INTENSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE EM ENFERMAGEM

Autores:
Giovanna Mercado Torres (vannia_27@yahoo.es) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Eliane Regina Pereira do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo:
Introdução: A participação em atividades de docência do pós-graduando permite a aproximação com o exercício docente, articulando a experiência do cuidado como enfermeiro com o aprendizado teórico obtido na pós-graduação. O diálogo entre docente e estudante desenha o caminho para uma prática inovadora produto da reflexão, usando a tecnologia para construir coletivamente espaços de ensino e aprendizagem (LIMA et al., 2016). Objetivo: relatar as atividades teórico-práticas de docência de enfermagem em unidade de terapia intensiva. Metodologia: relato de experiência dos autores em oito dias de atividades teórico-práticas em unidade de terapia intensiva com estudantes da quinta fase do Curso de Graduação em Enfermagem no mês de maio 2017 em um hospital público de Santa Catarina. Resultados: As atividades de assistência ao paciente em condição grave de saúde permitiu junto aos estudantes, vivenciar as relações de cuidados humanizados, desenvolver, mesmo em curto espaço de tempo, o pensamento crítico-reflexivo acerca da assistência integral e de se posicionarem na realidade de cuidado como agentes criativos e comprometidos com a construção do seu aprendizado. Conclusão: A vivência como docente traz à tona a experiência como enfermeiro assistencial e permite construir novos saberes que poderão contribuir para qualificar a assistência prestada por ambos os sujeitos, docente e estudante de enfermagem. Contribuições ou implicações para a enfermagem: Evidenciar as atividades de docência como um meio de aproximar ao pós-graduando o papel de ser docente, na formação de estudantes como agentes responsáveis de mudanças para a maior qualidade do cuidado no cotidiano da prática profissional. Descritores: Estágio; Educação em Enfermagem; Cuidados Críticos. Apoio: PROEX/CAPES.


Referências:
LIMA, M.M.; REIBNITZ, K.S.; KLOH, D. et al. Diálogo: rede que entrelaça a relação pedagógica no ensino prático-reflexivo. Rev Bras Enferm, v. 69, n. 4, p. 654-61, 2016.