Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 498


498

A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE MATRICIAMENTO DA SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores:
Gilmara Salustiano Santos (gil.salustiano@hotmail.com) (UNCISAL) ; Alice Correia Barros (UNCISAL) ; Lucas Kayzan Barbosa da Silva (UFAL) ; John Victor dos Santos Silva (UNCISAL) ; Kelly Cristina do Nascimento (UNINASSAU)

Resumo:
Introdução: A estratégia de saúde da família e a saúde mental apresentam características que as aproximam enquanto áreas de saber, de prática assistencial e de cuidado. A parceria entre a ESF e a saúde mental possibilita a reabilitação psicossocial a partir do território. Objetivos: O objetivo do trabalho visou buscar na literatura discussões acerca do papel da estratégia de saúde da família e do matriciamento em saúde mental. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva por meio de uma revisão da literatura que tem por finalidade reunir as visões de diferentes autores a respeito de um tema. Esse processo envolveu algumas etapas como: a procura de estudos na literatura e sua avaliação crítica. Foram incluídos na pesquisa artigos publicados a partir de 2010. Resultados: Com o matriciamento, é possível fornecer aos profissionais da atenção primária entendimento sobre a saúde mental, possibilitando que atuem como catalizadores do processo terapêutico. Conclusões: Para atingir os objetivos do matriciamento, é ne¬cessário estar próximo à população, promovendo vínculos duradouros com profissional de enfermagem e conhecendo o território. Essas são justamente as potencialidades da ESF. Contribuições para a Enfermagem: O matriciamento em saúde mental requer dos profissionais de enfermagem um trabalho que contemple práticas que auxiliem os pacientes potencialização de recursos para viver em comunidade. Palavras-chave: Apoio matricial; Saúde da família; Saúde mental;


Referências:
QUINDERÉ, Paulo Henrique Dias et al. Acessibilidade e resolubilidade da assistência em saúde mental: a experiência do apoio matricial. CiencSaudeColet, v. 18, n. 7, p. 2157-66, 2013. PEGORARI, R.F.; et.al. Matriciamento em saúde mental segundo profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 4, p. 621-631, 2014.