Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 494


494

Educação em Saúde para homens: Novembro Azul

Autores:
Gabrielle Amaral de Figueiredo (defigueiredo.gabrielle@gmail.com) (Universidade Federal do Ceará) ; Andrea Bezerra Rodrigues (Universidade Federal do Ceará) ; Fernanda Macedo Cartaxo Freitas (Universidade Federal do Ceará) ; Vivianne Melo Aragão (Universidade Federal do Ceará) ; Tayanne de Lima Magalhães (Universidade Federal do Ceará) ; Thays Silva de Souza Lopes (Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
Introdução: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2020 o câncer passará a ser a primeira causa de morte no país. Embora haja muito empenho dos profissionais em instruir a população, ainda encontramos bastante desconhecimento e resistência acerca do tema, principalmente pelo público masculino, fato que reflete os índices crescentes de novos casos de câncer de próstata no país. Objetivos: Relatar a experiência de uma ação de promoção da saúde realizada para a população masculina cearense acerca dos cânceres de próstata e de pênis. Metodologia: Relato de experiência sobre ação de saúde intitulada Novembro Azul, realizada em novembro de 2016 pela Liga Acadêmica de Oncologia de Enfermagem da UFC, em oito sedes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). Utilizou-se recurso audiovisual para abordar os fatores de risco, detecção precoce, manifestações clínicas e diagnóstico dos cânceres supracitados. Resultados: Os funcionários da CAGECE demonstraram interesse e desconhecimento, principalmente sobre o câncer de pênis, muito incidente em Fortaleza. Relataram satisfação com a atividade realizada, solicitando outros momentos como este em seus locais de trabalho. Conclusões: A ação foi proveitosa para os funcionários da CAGECE, que aprenderam sobre as implicações dos cânceres de próstata e pênis na população masculina, e para os estudantes, que puderam interagir os conhecimentos teóricos com a prática, incitando o potencial crítico e a construção de novas abordagens com o público masculino. Implicações para Enfermagem: É necessário intensificar as estratégias de promoção da saúde voltadas a população masculina, visto que é a menos abordada pela enfermagem. Esta mudança precisa começar no âmbito acadêmico, com mais pesquisas cientificas e atividades de extensão voltadas para esse público.


Referências:
Referências:¹Instituto Nacional do Câncer http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/penis ²Rodrigues AB, Martin LGR, Moraes MW. Oncologia Multiprofissional: bases para assistência. Barueri, SP: Manole, 2015.