490 | CONTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO NUM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL | Autores: Gabriela Silva dos Santos (sisan.gabi@gmail.com) (UFRJ) ; Ana Beatriz Azevedo Queiroz (UFRJ) ; Cosme Sueli de Faria Pereira (UFRJ) ; Dirlei Domingues dos Santos (UFRJ) ; Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas (UFRJ) ; Adriana da Silva Santiago (UFRJ) |
Resumo: Introdução: Centros de Atenção Psicossocial fazem parte da Reforma Psiquiátrica brasileira propondo a substituição do modelo manicomial pela criação de uma rede de serviços descentralizado, cuja abordagem seja sustentada na atenção psicossocial com base comunitária.1Nesse modelo, a humanização da assistência ganhou destaque e os discursos oficiais passaram a trazer esse ideal como uma política a ser difundida nas instituições. Objetivo: relatar a experiência da construção de conhecimento sobre humanização e acolhimento da equipe multiprofissional atuante num Centro de Apoio Psicossocial II, em um município do Pará, por meio da dinâmica de criatividade e sensibilidade árvore do conhecimento Metodologia: trata-se de um relato de experiência sobre a construção de conhecimento de profissionais de um Centro de Apoio Psicossocial. O encontro ocorreu no ambiente do serviço com 12 profissionais: recepcionista, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, serviços gerais e técnico em enfermagem. Após apresentação individual de todos, foi dado um cartaz com um desenho de uma árvore que tinha o seguinte questionamento: o que sabemos sobre humanização e acolhimento no CAPS? Sobre a mesa estavam, canetas, papeis coloridos e fita adesiva. Resultados: atenção (acolhimento), respeito e ouvir com atenção foram palavras mais apresentadas na RAIZ da árvore. Comprometimento, confiança (adesão), valorização do profissional, aprendizado e atenção (acolhimento) ficaram no TRONCO. Na COPA da árvore predominou as metas da equipe que foram, envolvimento da família, saúde mental (do paciente), restaurar a vida social, criar vínculo com o paciente e atendimento de qualidade. Conclusões: construir conhecimento coletivamente exige disposição dos envolvidos para superar desafios diários como: adequar horário para reunir a equipe, estar aberto para ouvir e buscar estratégias grupais para melhorar o serviço de saúde. Valorizar o profissional de saúde do CAPS dando voz e atendendo as reivindicações básicas para que o serviço aconteça é o início da corrente de acolhimento aos usuários.
Referências: Decs: Criatividade; Pesquisa qualitativa; Enfermagem 1-Soares RD,Villela JC, Borba LO,Brusamarello T,Maftum MA. O PAPEL DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Esc Anna Nery (impr.)2011 jan-mar; 15 (1):110-15 |