488 | EMPODERAMENTO E PROMOÇÃO À SAÚDE: UMA REFLEXÃO EMERGENTE | Autores: Francyele Alves da Paixão Nobre (francyele_alves@hotmail.com) (centro universitário tiradentes) ; Charles Maurício Barros dos Santos (centro universitário tiradentes) ; Chrisllayne Carla Cavalcante Nascimento (centro universitário tiradentes) ; Luana Patrícia Barros Collaco (centro universitário tiradentes) ; Monteiro Pires Bastos Júnior (centro universitário tiradentes) ; Fernanda Silva Monteiro (centro universitário tiradentes) |
Resumo: INTRODUÇÃO:A complexidade dos elementos envolvidos na área da saúde deixa evidente a importância da promoção à saúde, que é um processo de educação da pessoa/comunidade para participar ativamente no controle da qualidade de saúde. Nesse contexto, o empoderamento ganha destaque, pois favorece essa participação como forma de democracia participativa em movimentos sociais autônomos. OBJETIVO:Analisar, na literatura científica,o empoderamento do paciente no seguimento saúde. METODOLOGIA: Revisão de literatura descritiva através de pesquisas na Biblioteca Virtual em Saúde, tendo como bases de dados Lilacs, Medline e BDENF (Base de dados em Enfermagem). Foram adotados como critérios de inclusão os artigos que apresentavam especificidade ao tema proposto e que tinham sido publicados entre os anos de 2012 a 2017.Foram excluídos os que não eram gratuitos. A busca bibliográfica, segundo a estratégia estabelecida, resultou em 21 artigos, onde se utilizou apenas 4 para embasar a pesquisa. RESULTADOS:O empoderamento é um processo essencialmente educativo, visa desenvolver a autonomia do paciente para que ele assuma efetivamente a sua responsabilidade na questão saúde, através de conhecimentos, atitudes e habilidades.Aparece como fundamental na promoção da saúde desde a Carta de Ottawa (1986), definido como processo de capacitação de indivíduos/comunidade para assumirem controle sobre fatores socioeconômicos, pessoais, ambientais que atingem a saúde.CONCLUSÃO:Nessa perspectiva é possível instruir pessoas para que elas aprendem o processo de saúde-doença, pois pacientes mais empoderados, envolvidos e informados interagem e contribuem com os resultados positivos. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM:A equipe de enfermagem no seu dia a dia vivencia situações onde a ação de enfermagem é voltada para a educação no âmbito da saúde e dada à natureza da sua função,profissionais agenciadores de conhecimentos, pode propor opções que dão suporte para intervir junto às pessoas e comunidades, com vistas a favorecer a saúde, promover a cidadania e inclusão social.
Referências: BERARDINELLI, L.M.M., et al. Tecnologia educacional como estratégia de empoderamento de pessoas com enfermidades crônicas. Revista de enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, 2014. LOPES, A.A.F. Cuidado e Empoderamento: a construção do sujeito responsável por sua saúde na experiência do diabetes. Saúde Soc. São Paulo, v.24, 2015. Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Carta de Otawa. Primeira conferência Internacional sobre promoção de saúde. OPAS; 1986. [site na Internet]. Acesso em: 09 Jun-2017. Disponível em: PEREIRA, F.G.F., et al. SEGURANÇA DO PACIENTE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA REFLEXÃO EMERGENTE. Revista Baiana de Enfermagem, v. 29, n. 3, 2015. TADDEO, P.S., et al. Acesso, prática educativa e empoderamento de pacientes com doenças crônicas. Ciência & Saúde Coletiva,Fortaleza/CE, 2012. |