Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 484


484

USO DO GENOGRAMA COMO INSTRUMENTO PARA COMPREENSÃO DA DINAMICA FAMILIAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores:
Francilene Xavier Ferreira (xfrancilene_@hotmail.com) (Universidade Federal do Amazonas) ; Felipe Lima dos Santos (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Genograma, representação gráfica da constituição familiar, permiti uma visão ampliada das relações familiares que envolvem o processo saúde-doença. As informações sobre os sujeitos de uma família e suas relações, registradas graficamente abrangendo pelo menos três gerações, possibilita a compreensão dos problemas clínicos familiares e o seu percurso no tempo. OBJETIVO: Relatar a utilização do genograma como instrumento para compreensão da dinâmica familiar na Estratégia Saúde da Família. METODOLOGIA: Relato de experiência da prática na Unidade Básica de Saúde em Manaus-AM, no período de 05 a 30/06/2017. Na elaboração do genograma foi utilizado o software GenoPro 2016, ferramenta ímpar no que concerne sua construção, pois facilita sua construção e posteriormente sua interpretação. RESULTADO: A elaboração do genograma consistiu em construir de forma coerente as relações conflituosas que foram observadas durante a visita domiciliar de uma usuária, seu núcleo familiar mostrou os conflitos entre os filhos e o ex-marido. Os laços maternos, fragilizados mostrou-se como um estopim para os conflitos no núcleo familiar. Esses conflitos ficam evidentes devido a histórico anterior de abandono do lar por parte da usuária. Um caso de violência por um dos filhos foi constatado em conversa com a mesma. Compreendido como um fato de extrema importância que desestruturou a família, desde modo,evidenciou-se ainda que os conflitos gerados no passado repercutem até os dias atuais. CONCLUSÃO: Considerando a família como um sistema cujos membros mantêm relações de interdependência, o surgimento de doenças, transtornos ou quaisquer outras disfunções, seja de forma aguda ou crônica, irá afetar intensamente o sistema familiar, O genograma, facilita a visão do contexto psicossocial e das situações de estresse agudas ou crônicas, do paciente e seus familiares, para o profissional de saúde, ampliando as formas de detecção das situações conflituosas e problemáticas tornando-se um instrumento facilitador na promoção da assistência a saúde.


Referências:
BORGES, C. D. COSTA, M.da M e FARIA. J.G. Genograma e atenção básica à saúde: em busca da integralidade. Revista Psicologia e Saúde. 2015.