Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 481


481

VISITA DOMICILIAR COMO PRÁTICA NO ÂMBITO DO CUIDADO DO ENFERMEIRO

Autores:
Flavia Pedro dos Anjos Santos (fpasantos@uesb.edu.br) (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Sonia Acioli (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Juliana Costa Machado (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Moema Santos Souza (Hospital Geral Prado Valadares) ; Vanda Palmarella Rodrigues (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Tatiana Almeida Couto (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Resumo:
As práticas de cuidado do enfermeiro devem ultrapassar o espaço físico da Unidade de Saúde da Família (USF), priorizando o contato com a comunidade através da visita domiciliar, contribuindo significativamente para o planejamento e execução de ações direcionadas às necessidades dos usuários1. Este estudo objetivou analisar a prática de cuidado do enfermeiro através da visita domiciliar sob a ótica dos usuários. Pesquisa qualitativa, realizada em sete USF de um município baiano, com 34 usuários. A coleta de dados foi realizada através da entrevista semiestruturada. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia sob o parecer nº 301.069/2013. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo2. Os resultados mostraram que os usuários identificaram a importância da visita domiciliar para o cuidado desenvolvido pelo enfermeiro, entretanto referiram que essas visitas são realizadas de forma pontual a usuários acamados e com dificuldades de locomoção, destacando que não contemplam às necessidades de todos os membros da família. Ressaltaram que as visitas domiciliares não são realizadas de forma contínua, demonstrando uma lacuna no desenvolvimento dessa prática. Ressalta-se que há uma fragilidade da visita domiciliar visando o cuidado integral pelo enfermeiro sob a ótica dos usuários, considerando que o espaço familiar possui meios favoráveis de aproximação com os usuários e compreensão da realidade local. Urge ressignificar as práticas de cuidado do enfermeiro direcionado às visitas domiciliares como forma de escuta e interação entre usuários e enfermeiro na busca da integralidade do cuidado. Descritores: Cuidados de Enfermagem; Visita Domiciliar; Saúde da Família.


Referências:
1. Santos SVM, Motta ALC, Dazio EMR, Terra FS, Resck ZMR, Fava SMCL, et al. Entender El sentido de los cuidados em enfermeria. Rev Cubana Enferm [Internet]. 2015; 31(3): [aprox. 2 p]. 2. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.