Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 478


478

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO POR INTERVENÇÃO TELEFÔNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Fernanda Tavares Santana (fernandynha_tavares@hotmail.com) (Informar Saúde Teleorientações) ; Fabiani Tenório Xavier Póvoas (Centro Universitário Tiradentes - UNIT)

Resumo:
Introdução: A intervenção telefônica vem sendo usada como estratégia inovadora em saúde para introdução do autocuidado. Permite monitorar e educar para o autocuidado o que traz consequente melhoria dos níveis pressóricos e glicêmicos nos pacientes com hipertensão e diabetes mellitus, promovendo diminuição de complicações futuras, visto a intervenção telefônica permitir o acompanhamento regular. Objetivo: Relatar a vivência de uma enfermeira monitora de um programa de gerenciamento de pacientes crônicos. Metodologia: Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, baseado na vivência da enfermeira monitora no acompanhamento de pacientes com doenças crônicas. Relato de experiência: Passar informações e promover educação em saúde por telefone requer do paciente aceitar que mudança de estilo de vida é um processo árduo, mas necessário e que requer disciplina. Percebe-se que o paciente que participa do programa traz consigo ansiedades e dúvidas sobre suas patologias, medicações em uso, acompanhamento médico e queixas atuais e que devem ser solucionadas durante o contato telefônico. Planejar o cuidado de enfermagem a estes pacientes requer do enfermeiro habilidades e conhecimentos a respeito das possíveis alterações e reações que o mesmo apresenta frente a queixa atual. Conclusão: Ser enfermeira via atendimento telefônico tem como dificuldade a ausência de contato físico. Deve-se ter habilidade em trabalhar escuta ativa e empatia. O ponto positivo do processo é o acompanhamento contínuo e incentivo a autonomia para o autocuidado. Diante deste cenário, a intervenção telefônica surge com o intuito de melhorar a qualidade de vida do usuário e diminuir o número de internações.


Referências:
Referência: FERNANDES, B. S. M.; REIS, I. A.; TORRES, H. C. Evaluation of the telephone intervention in the promotion of diabetes selfcare: a randomized clinical trial. Rev. Latino-Am. Enfermagem, vol. 24, p. e2719, 2016.