Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 477


477

ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES DIABÉTICOS CADASTRADOS NO SIAB

Autores:
Fernanda Maria dos Santos Batista de Amorim (amorimfernandam@gmail.com) (Centro Universitário Tiradentes) ; Leila Santos Oliveira (Centro Universitário Tiradentes) ; Maurício Thiago Gonçalves de Almeida (Centro Universitário Tiradentes) ; Mayra Jatobá de Melo Esteves (Centro Universitário Tiradentes) ; Thayná Marcele Nascimento Marques (Centro Universitário Tiradentes) ; Ana Paula Miyazawa (Centro Universitário Tiradentes)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Os enfermeiros têm como prática na assistência da Atenção Básica a construção de relações interpessoais de diálogo, escuta, humanização e respeito. A atuação do enfermeiro no acompanhamento de pacientes diabéticos na Atenção Básica é de grande relevância por sua visão e prática global das propostas de abordagem não farmacológica e medicamentosa, além de sua participação em praticamente todos os momentos do contato dos pacientes com a unidade de saúde. OBJETIVO: Identificar o número de pacientes diabéticos cadastrados e acompanhados pelo Sistema de Informação de Atenção Básica - SIAB. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, que utiliza dados disponibilizados pelo DATASUS no município de Maceió entre 2011 e 2015. RESULTADOS: A partir das informações coletadas pode-se constatar que no período estudado, o município de Maceió manteve o cadastro de 394.827 pacientes diabéticos, tendo acompanhado 329.570 destes pelas equipes de saúde. O cadastramento é um importante mecanismo de orientação de estratégias de intervenção, pois permite a identificação do perfil epidemiológico dos pacientes portadores de Diabete Mellitus. No entanto, percebe-se que um percentual importante de pacientes não foi acompanhado pela equipe de saúde, o que poderia diminuir o risco de complicações graves como alterações visuais e distúrbios renais. DESCRITORES: Gestão hospitalar e saúde pública. CONCLUSÃO: Observa-se que apesar de ter um grande número de pacientes cadastrados, o município de Maceió ainda apresenta um déficit no acompanhamento realizado pelas equipes de saúde da Atenção Básica. Neste contexto, o papel do enfermeiro torna-se de fundamental importância, pois representa a possibilidade de acolhimento e identificação os casos de maior risco garantindo a qualidade da atenção.


Referências:
MALFATTI, C. R. M.; ASSUNÇÃO, A. N. (2011). Hipertensão arterial e diabetes na Estratégia de Saúde da Família: uma análise da frequência de acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família. Ciência Saúde Coletiva, 16(1 Suppl), 1383-88.