475 | Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros na atenção básica. | Autores: Fernanda Luiza Soares Ramos (fernanda_s21@hotmail.com) (Centro Universitário Tiradentes) ; Myla Karina da Silva Cunha Farias (Centro Universitário Tiradentes) ; Magda Mattos (Centro Universitário Tiradentes) |
Resumo: Introdução: A partir da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), foram criadas estratégias de promoção da saúde visando à integralidade da atenção. Ressalta-se que a educação em saúde representa um importante instrumento facilitador para a capacitação da comunidade, contribuindo para a promoção da saúde. Objetivo: abordar as práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros na atenção básica. Metodologia: Realizada revisão bibliográfica, selecionando artigos da base de dados Lilacs e SciELO; entre os anos de 2007 a 2015; palavras chaves utilizadas: Enfermagem; educação em saúde; práticas educativas. Resultados: A educação em saúde traz implícita uma visão cultural, que consiste em valores, crenças e visões de mundo. A incorporação da ESF à produção dos serviços no nível da atenção básica torna imprescindível a atuação do enfermeiro dentro da equipe de saúde dispondo de competências para assumir o papel de educador, permitindo acúmulo de experiências e valorização da categoria. Conclusão: As estratégias educativas servem para direcionar as necessidades dos indivíduos. Além disso, espera-se que os enfermeiros, sejam criativos, levando um melhor atendimento ao público ajudando-os na promoção da qualidade de vida. Contribuições: A formação de enfermeiros objetiva-se em planejar e executar atividades voltadas a educação em saúde.
Referências: DE SOUZA COSTA; ROBERTA KALINE; NUNES DE MIRANDA, FRANCISCO ARNOLDO. O enfermeiro e a estratégia saúde da família: contribuição para a mudança do modelo assistencial. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v.9, n.2, p.120-128, abri/junh,2008. GUIMARÃES ALVES; GEHYSA; AERTS; DENISE. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. v.16, n.1, p.319-325, Junh./Setem,2011. MACHADO, M.A.S; MONTEIRO,E.M.L.M; QUEIROZ, D.T; VIEIRA, N.F.C; BARROSO, M.G.T. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Cien Saude Colet. Rio de Janeiro. v.12 n.2, p.335-341, Mar./Abri,2007. |