474 | Educação em Saúde como Prática Social no Âmbito das Ações Desenvolvidas pelos Profissionais Enfermeiros | Autores: Fernanda Ferreira Silva (fernanda3155@outlook.com) (fACULDADE CESMAC DO SERTÃO) |
Resumo: TÍTULO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA SOCIAL NO ÂMBITO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS. A educação em saúde foi desenvolvida para que o enfermeiro e demais profissionais da saúde vivam em constante aprendizagem. Construída para transformar o enfermeiro em um conhecedor da sua realidade local e para que o mesmo elabore e realize estratégias democráticas na sociedade. As estratégias elaboradas pelo enfermeiro devem atender o indivíduo, a família ou a comunidade de forma integral e contínua, realizando ações de promoção, proteção e manutenção da saúde. Vista como uma ferramenta de trabalho essencial na prática cotidiana leva o enfermeiro a expandir sua função de educador, de promotor da saúde. Independente do local de execução dessa prática ela tornam-se uma importante estratégia para os enfermeiros que querem fazer diferença na sua trajetória profissional. O presente resumo objetiva enfatizar a educação em saúde como uma prática social desenvolvida pelos enfermeiros, sua importância, e resultados obtidos com sua implementação de forma sócio democrática. Trata-se de uma revisão integrativa, foram selecionados artigos que respondiam aos critérios estabelecidos e excluídos os que não respondiam ou atingiam aos critérios exigidos. Foi realizada buscas nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), LILACS e Google Acadêmico. A educação em saúde resulta na capacitação do profissional e interação com o cliente, contribuído para democratização em saúde da sociedade. Conclui-se que a educação em saúde executada pelo enfermeiro como prática social, além de ser de suma importância para o desenvolvimento de boas práticas, resulta em benefícios aos profissionais e usuário do sistema de saúde. De forma geral a educação em saúde torna o enfermeiro em um ser mediador da democratização em saúde, além de valorizar a prática do seu trabalho social. DECs: Educação em Saúde, Enfermagem, Estratégia de Saúde da Família.
Referências: Lopes AG. et. al. O desafio da educação permanente no trabalho da enfermagem. São Paulo: Revista Remecs. 2016; 1(1):13-23. Disponível em:< http://www.revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/download/2/pdf>. Acessado em: 21 jul. 2017. MICCAS, FL; BATISTA, SHSS. Educação permanente em saúde: metassíntese. Rev Saúde Pública 2014;48(1):170-185. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89102014000100170&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acessado em: 11 jun. 2017. MIRIAN, BF. Et. al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3):847-852, 2014. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00847.pdf >. Acessado em: 21 jul. 2017. WEYKAMP, JM. et. al. Motivação: ferramenta de trabalho do enfermeiro na prática da educação em saúde na atenção básica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Volume 19 Número 1 Páginas 5-10 2015. Disponível em:< http://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/25215 >. Acessado em: 11 jun. 2017. |