Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 472


472

Cuidando de quem cuida: vivência de enfermeiros residentes em um projeto de intervenção multiprofissional

Autores:
Fernanda Correia da Silva (fernanda.correia.silva@hotmail.com) (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Anny Suellen Rocha de Melo (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Elizabeth Moura Soares de Souza (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Gabriella de Araújo Gama (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Gustavo Henrique de Oliveira Maia (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes)

Resumo:
Introdução: A presença do acompanhante no espaço hospitalar se faz importante no processo de cuidado, no entanto frequentemente não é considerada nas dinâmicas da instituição hospitalar.1 Independentemente do vínculo que esse acompanhante tenha com o usuário, o processo de hospitalização é um evento que gera ansiedade/estresse, devido à incerteza sobre o prognóstico; à falta de infraestrutura, privacidade e conforto; ao sentimento de isolamento, dentre outros.2 Objetivo: Relatar a vivência de enfermeiros residentes em um projeto de intervenção multiprofissional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza qualitativa, baseado na vivência dos enfermeiros em um projeto da residência multiprofissional voltado aos acompanhantes de pessoas internadas nas clínicas médica e cirúrgica de um hospital universitário de Maceió/AL, em 2017. Resultados: As atividades desenvolvidas semanalmente consistem em rodas de conversa, dinâmicas e oficinas lúdico-pedagógicas que visam proporcionar acolhimento, inserção e espaços de escuta/diálogo aos acompanhantes, numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar, favorecendo o reconhecimento das necessidades e demandas desse público-alvo. Conclusão: Sob a ótica do paradigma holístico de atenção à saúde, ressalta-se que ´cuidar de quem cuida´ reflete a preocupação com o zelar expressivamente pela globalidade do ser, considerando-se uma abordagem voltada à integralidade. Implicações para a enfermagem: Enfatiza-se a importância do enfermeiro junto à equipe multiprofissional para inserir os acompanhantes como parte integrante do seu cuidar, uma vez que os prepara para preservar sua saúde e, então, cuidar expressivamente do outro.


Referências:
Referências: 1. Peres, GM; Lopes, AMP. (2012). Acompanhamento de pacientes internados e processos de humanização em hospitais gerais. Psicologia Hospitalar, 10(1), 17-41. 2. Romano, BW. (1999). Princípios para a prática da psicologia clínica em hospitais. São Paulo: Casa do Psicólogo.