Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 471


471

METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM PNEUMOLOGIA SANITÁRIA

Autores:
Felipe Lima dos Santos (fel1pesantos@yahoo.com.br) (Universidade Federal do Amazonas) ; Alexandre Tadashi Inomata Bruce (Universidade Federal do Amazonas) ; Pedro Fredemir Palha (Universidade de São Paulo) ; Laís Mara Caetano da Silva (Universidade Federal de Santa Maria) ; Ana Carolina Scarpel Moncaio (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Metodologia Problematizadora é uma estratégia usada para Educação em Saúde, em que o aluno/usuário é protagonista, ou seja, responsável pela sua trajetória educacional e o professor/mediador apresenta­-se como coadjuvante, um facilitador das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem. OBJETIVO: Relatar a experiência discente no uso da Metodologia Problematizadora no processo de Educação em Saúde em um Centro de Referência de Pneumologia Sanitária. METODOLOGIA: A Metodologia Problematizadora foi aplicada com base nas etapas do Arco de Maguerez durante a participação no Programa de Extensão: Consulta de Enfermagem: orientações e acolhimento da população em tratamento da tuberculose na Policlínica Cardoso Fontes da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas no Centro Regional Especializado em Pneumologia Sanitária Cardoso Fontes. Realizou­-se a prática de Educação em Saúde com os usuários do centro de Pneumologia Sanitária que procuraram atendimento para o rastreamento de Tuberculose. RESULTADO: O conhecimento partindo do aluno (acompanhante/usuário) foi atingido e desse modo, contribuiu para a transformação da realidade dos usuários. As características mobilizadoras da metodologia envolveram diferentes pensamentos, orientando­-se para que os resultados pretendidos fossem alcançados satisfatoriamente. CONCLUSÃO: A prática educativa usando a Teoria da Problematização tendo como base os passos do Arco de Maguerez culminou em uma integração entre os educadores e os educandos. As ações particulares com os indivíduos integralizaram o processo do conhecimento. Notou-se que o processo de Educação em Saúde é dinâmico e torna­-se adaptável à realidade dos indivíduos em que se aplica a intervenção. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Ações de enfermagem, como a Educação em Saúde, tornam-se um elo entre a promoção de saúde e o usuário do serviço. O processo de cuidar está embasado na compreensão da Educação em Saúde, por essa razão o papel do profissional de enfermagem é essencial como um facilitador nas tomadas de decisões do usuário.


Referências:
OLIVEIRA, H. M.; GONÇALVES, M. J. F. Educação em saúde: uma experiência transformadora. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 6, p. 761-763, 2004. PRADO, M. L. et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery Rev. Enferm, p. 172-177, 2012.