Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 467


467

EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER: EXPERIÊNCIAS DE UM OUTUBRO ROSA

Autores:
Ewerton Willams Bezerra da Silva (ewertonwillams@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Leonardo Bruno Gomes da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Larissa Dandara Lima dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Lívia Maria Zacarias Claudino (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Mary Josie Melo de Oliveira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO: depois do câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil1. OBJETIVO: relatar a vivência de acadêmicos em uma ação educativa alusiva ao outubro rosa. METODOLOGIA: relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem na sala de espera de um serviço público de saúde em Maceió, em outubro de 2016, na ocasião das atividades referentes ao Outubro Rosa. RESULTADOS: durante a ação foi realizada explanação com mulheres entre 18 a 60 anos, referente ao câncer de mama para as usuárias e profissionais que se encontravam na sala de espera, onde foi demonstrada a realização do autoexame das mamas e incentivado para que as participantes continuassem a se examinar em casa e conhecessem o seu corpo. A fala dos acadêmicos abordou aspectos relacionados a prevenção da doença, promoção da saúde e conscientização acerca da importância do autoexame e da realização dos exames de imagem periódicos. Ao final da atividade, no momento de retiradas dúvidas, os estudantes perceberam o quanto ainda, apesar de grande disseminação de informações pelos veículos de comunicação, existem dúvidas sobre o câncer de mama. CONCLUSÃO: concluímos que é possível realizar uma junção entre saúde e educação possibilitando espaço de troca de conhecimentos e promoção a saúde tornando-os multiplicadores com do cuidado com a saúde da mulher. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: promover o aumento do conhecimento sobre o câncer de mama para a população, os profissionais e acadêmicos envolvidos. PALAVRAS CHAVES: Educação em saúde; Enfermagem; Câncer de mama.


Referências:
1 INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil. INCA, 2015.Disponível em Acesso em 09 jun 2017.