466 | ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE: UMA EXPERIÊNCIA PROFÍCUA | Autores: Ewerton Willams Bezerra da Silva (ewertonwillams@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Leonardo Bruno Gomes da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Mariana Maria Pereira Cintra Farias (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Larissa Dandara Lima dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Lívia Maria Zacarias Claudino (Larissa Dandara Lima dos Santos) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) |
Resumo: INTRODUÇÃO: o envelhecimento está associado a déficits de memória, cognitivos e também a danos osteomusculares¹. A Universidade Aberta à Terceira Idade - UNCISATI leva conhecimento a pessoas da terceira idade. Foi aplicado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em 2006, como projeto de Extensão. Já proporcionou aos mais de 3 mil participantes uma oportunidade de se socializar e também de adquirir novos conhecimentos na área da saúde, da tecnologia e das artes, estimulando a qualidade de vida e a capacitação dos alunos da terceira idade. OBJETIVO: relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto de extensão UNCISAT. METODOLOGIA: relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem de uma IES, no período de março a novembro de 2015 numa instituição pública de saúde, onde a princípio é realizada uma seleção para ser monitor do projeto. RESULTADOS: a vivência aconteceu durante as oficinas de informática realizadas na UNCISAL, onde havia preceptor e monitores que ficavam responsáveis pelas aulas e por auxiliar os idosos durante as aulas. Ao longo do tempo foi perceptível e clara a evolução dos alunos relacionada à autonomia, aprendizado do conteúdo, relacionamento interpessoal, autoestima e concentração entre outros. CONCLUSÃO: o projeto proporciona conhecimento favorável, fornecendo informações necessárias e ampliando o meio de comunicação, além de estimular as funções físicas e cognitivas dos alunos. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: a experiência proporciona ao acadêmico maior comunicação, afetividade e empatia, que são componentes essenciais para uma assistência de qualidade onde a enfermagem pode encorajar o engajamento e estimular os idosos a participarem de programas e projetos com propostas de promoção a saúde. PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Idosos; Experiência.
Referências: 1 MESSA, C. E.; et al. Programa de ações interdisciplinares para saúde física e cognitiva de idosos: relato das atividades. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. V. 7, n. 3, 2015. |