Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 459


459

O estresse ocupacional dos enfermeiros em unidades de centro cirúrgico

Autores:
Erika Almeida Alves Pereira (erikaalmeida01@icloud.com) (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Aline Ramos Velasco (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Giovana Cópio Vieira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Juliane Ferreira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Jéssica da Silva Ferreira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Joanir Pereira Passos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO)

Resumo:
O estresse ocupacional resulta de um ambiente laboral ameaçador às necessidades de realização pessoal e profissional, ocasionando prejuízos nas suas funções. No setor de Centro Cirúrgico, os trabalhadores convivem com as inúmeras demandas, como a sobrecarga de trabalho, as relações conflituosas interpessoais, as situações de emergências e urgências, os riscos ocupacionais, dentre outros, se expostos progressivamente a estes estressores, os trabalhadores são arrebatados ao esgotamento físico e emocional, prejudicando a qualidade de vida e a assistência. Este estudo tem como objetivo analisar as produções científicas sobre estresse ocupacional em enfermeiros atuantes em Centro Cirúrgico. Trata-se de uma revisão integrativa, no período de 2006 e 2016, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e SciELO. Foram selecionados oito artigos que se adequavam aos parâmetros estabelecidos. Em relação ao tipo de produção, verificou-se que sete (87,5%) eram artigos científicos e uma (12,5%) tese, as publicações se concentravam nos anos de 2007 e 2015, com duas publicações cada, correspondendo a 25,0% de publicações incluídas neste estudo. Em sete (87,5%) estudos apontam altos níveis de estresse. Por meio deste estudo, observou-se que os enfermeiros convivem diariamente com situações desencadeadores de estresse, interferindo na sua qualidade de vida e em seu ambiente laboral. Por fim, reflete-se sobre a importância da redução do estresse como estratégia promissora para criar ambientes seguros.


Referências:
Almeida ANF, Gurgel ERS, Silva SR. Qualidade de vida dos profissionais de enfermagem de um centro cirúrgico. R. bras. Qual. Vida. 2015;6(4):216-22. Jacques JPB et al. Geradores de estresse para os trabalhadores de enfermagem de centro cirúrgico. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. 2015;36(1):25-32. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de evidências para a prática de Enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. Silva ROC. Estresse e hardiness entre equipe multiprofissional do centro cirúrgico de um hospital universitário. [dissertação de mestrado]. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo; 2014.