452 | A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE O PRÉ-NATAL EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: um relato de experiência | Autores: Emilenny Lessa dos Santos (lessa.emilenny@outlook.com) (Universidade de Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Leila Karoline Ferreira dos Santos (Universidade de Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Kassia Alice Anjos de Lima (Universidade de Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Kassiara Ferreira Felix de Lima (Universidade de Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Mariana Barbosa da Silva (Universidade de Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues (Universidade de Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) |
Resumo: A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE O PRÉ-NATAL EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: um relato de experiência Introdução: A ação educativa em saúde se refere às atividades voltadas para o desenvolvimento de competências individuais e coletivas visando à melhoria da qualidade de vida e saúde. Objetivo: relatar sobre a importância das ações educativas para gestantes durante o pré-natal. Metodologia: trata-se de um relato de experiência. O estudo foi realizado no mês de abril de 2017, onde as participantes foram gestantes de uma estratégia de saúde da família do município de Maceió. Resultados: a realização de ações educativas sobre a gravidez, foi um meio de conhecer o contexto social das gestantes da comunidade, a realidade na qual ela está inserida e especialmente o modo como lidam sua gestação. Conclusão: com a vivência, acredita-se que ações educativas contribuem para as gestantes serem mais assíduas e participativas na sua gravidez, deixando de olhar o pré-natal como uma mera rotina de consultas e exames, e passando a enxergá-lo como um processo que tem a finalidade de alcançar a melhora da sua qualidade de vida e do bebê. Contribuições para a enfermagem: as ações educativas são momentos que permitem o fortalecimento do vínculo gestante-enfermeiro e deve ser vista pelos profissionais de saúde como uma estratégia para alcançar os objetivos propostos pelo pré-natal, visando o preparo da mulher para viver a gestação e o parto de forma saudável e segura. Palavras chave: Educação em saúde; Pré-natal.
Referências: ROECKER, S.; BUDÓ, M. L.; MARCON, S.S. Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudanças. Rev. Escola Enfermagem USP, São Paulo,v.46,n.3,Junho 2012, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300016. SOUZA, V.B.; ROECKER, S.; MARCON,S.S. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Rev. Eletrônica Enf., v.13,n.2.p.199-20,abr/jun 2011,disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/10162/9621. |