Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 450


450

Acreditação hospitalar como estratégia de qualidade nos atendimentos dos serviços de saúde

Autores:
Elycarla Marques Costa (lcarla_cmfp@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Déborah do Nascimento Rodrigues (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Lysia Helena Malta Soares (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Valessa Mayara Araujo de Góis Santana (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Graciliana Elise Swarowiski (Orientadora)

Resumo:
Introdução: A acreditação hospitalar é um processo voluntário, racionalizado, ordenador e de educação continuada dos profissionais, e surgiu com a finalidade de garantir a qualidade da assistência ofertada nos serviços de saúde. Objetivo: Este estudo tem por objetivo descrever através das evidências científicas a importância da acreditação hospitalar como estratégia de qualidade nos serviços de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio da busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), onde os descritores utilizados foram "acreditação hospitalar", "gestão hospitalar" e "gestão da qualidade´´. A coleta de dados foi realizada no período compreendido entre novembro e dezembro de 2016, sendo selecionados a partir dos critérios de inclusão e exclusão 10 (dez) publicações. Resultados: Observou - se a partir da interpretação dos dados, que 70% dos artigos comprovam que a acreditação é uma estratégia capaz de provocar mudanças na cultura hospitalar, segurança do paciente e melhoria na imagem pública dos serviços de saúde. Considerações finais: Verificou-se que a implementação do processo de acreditação nos serviços de saúde, é capaz de ofertar ao usuário do serviço de saúde uma assistência qualificada, confiável e segura. Implicações para enfermagem: A acreditação hospitalar é uma ferramenta capaz de proporcionar autonomia e valorização da equipe de enfermagem, através das exigências requeridas durante o processo, a atuação do enfermeiro causa transformações no ambiente hospitalar, o que garante uma prática de enfermagem avançada.


Referências:
ANDRADE, F.M; BRETAS T.C.S; FREIRE M.A.F et.al. Acreditação e a busca pela qualidade assistencial. Revista digital efdeportes.com. Buenos Aires. p.1, 2012. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd166/acreditacao-e-a-busca-pela-qualidade-assistencial.htm COUTO, RENATO C; PEDROSA, TÂNIA MOREIRA G. Hospital. Acreditação e Gestão em Saúde. 2a edição - Rio de janeiro- Guanabara Koogan, 2007. FELDMAN, L. B., Gatto, M. A. F., & Cunha, I. C. K. O. (2005). História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões a acreditação. Revista Acta Paulista de Enfermagem, 18(2), 213-219.