Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 443


443

Utilização de metodologias ativas no ensino da graduação na área da saúde: Relato de Experiência

Autores:
Elaine Cristina Tôrres Oliveira (laineoliv83@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Layza de Souza Chaves Deininger (Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) ; Kerle Dayana Tavares de Lucena (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
Introdução: Devido as mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos da graduação em saúde e levando em conta a falência da metodologia de ensino bancário clássico, faz-se necessário utilizar metodologias ativas no intuito de formar profissionais críticos e reflexivos comprometidos com a sociedade. Objetivo: Apresentar as metodologias ativas utilizadas no ensino de discentes da graduação na área da saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato experiência realizado em uma faculdade paraibana no primeiro semestre de 2017, com 40 alunos na disciplina de Atenção à Saúde I. O módulo tem o objetivo geral de compreender o processo de territorialização em saúde acostado na história natural das doenças. Resultados: Desde o primeiro dia de aula os discentes são informados sobre as metodologias utilizadas. Assim, com o módulo, eles vão experimentando novas metodologias sendo incentivados a discutirem seus conhecimentos prévios e construírem conhecimento. Dentre as estratégias metodológicas, existe a construção de um documentário sobre a história das políticas públicas de saúde em períodos pré-estabelecidos desde o Brasil Colônia até a criação do SUS e dias atuais. A turma é dividida em grupos menores, responsáveis por filmar e apresentar a política, economia e a saúde em cada período. No dia da apresentação todos os grupos assistem os vídeos e as professoras do módulo são responsáveis pela arguição e questionamento dos pontos frágeis. Conclusão: Trata-se de um momento de muito aprendizado, retira o foco da aula densa, meramente expositiva e depositária, exaltando o discente enquanto sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. Sendo avaliado como um momento de muito trabalho, mas também de estudo e reflexão. Contribuições para enfermagem: A utilização das metodologias ativas para formação de profissionais com competências, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento da profissão.


Referências:
MARIN, M.J.S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev.bras.educ.med. 2010,vol.34,n.1,pp.13-20.