Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 439


439

Relato de experiência da equipe interdisciplinar da unidade de saúde dr. Djalma loureiro no projeto: saúde e cidadania construindo um saber coletivo

Autores:
Edneuza Santos Cavalcante (edneuzac@hotmail.com) (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes / Ufal/ Ebserh.) ; Erika Patricia Rodrigues de Melo (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes / Ufal/ Ebserh.) ; Marcela Araújo Galdino Caldas (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes / Ufal/ Ebserh.)

Resumo:
Introdução: Trabalhar promoção de saúde e prevenção de doenças com adolescentes dentro dos espaços da unidade de saúde sempre foi um desafio para a equipe interdisciplinar, surgiu então, a necessidade de levar essas discussões para os espaços comuns a esse público. Objetivos: Trabalhar com adolescentes a promoção da saúde e prevenção de doenças através de uma abordagem interdisciplinar, que favoreça a integração e compartilhamento de saberes. Metodologia: Foi montado e apresentado a direção da escola um projeto de intervenção, envolvendo uma enfermeira, uma assistente social e um psicólogo. O projeto foi dividido em atividades socioeducativas e em atendimentos individuais. Nas atividades educativas foram abordados temas de saúde e cidadania, já nos atendimentos individuais foi realizada uma entrevista com aplicação de um questionário. Resultados: Foram 28 estudantes envolvidos, entre esses: 18 tinham cartão de vacina; 11 já tinham vida sexualmente ativa; 17 não lembravam a última vez que tinham frequentado um serviço de saúde, 03 tinham frequentado há menos de 06 meses e 05 há mais de um ano; 15 já tinham recebido orientações sobre métodos contraceptivos, desses apenas 05 já tinham usado algum método; 28 nunca havia realizado exames para detecção de IST´s. Conclusões: Houve a aproximação da Unidade de Saúde com os adolescentes e um importante espaço de articulação com a escola favorecendo uma troca de conhecimentos entre os profissionais envolvidos. Contribuições para a Enfermagem: Percebe-se o quanto a enfermagem pode contribuir nas ações de promoção e prevenção de agravos à saúde bem como a necessidade de tais intervenções nos diversos cenários da vida do ser humano. Descritores: Saúde do adolescente; Promoção da saúde; interdisciplinaridade.


Referências:
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em saúde. Área de Saúde do Adolescente e Jovem. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e de jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília, Ministério da Saúde ,2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à saúde. Área de Saúde do Adolescente e Jovem. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens. Brasília, Ministério da Saúde, 2007.