Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 438


438

IMPLANTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: relato de experiência

Autores:
Edinilza Ribeiro dos Santos (ersantos@uea.edu.br) (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Adriane Farias da Costa Sá (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Milene de Almeida Viana (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Erica Patrícia Azevedo de Souza (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Giane Zupellari dos Santos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Francicléia Azevedo (Secretaria Municipal de Saúde de Manaus)

Resumo:
INTRODUÇÃO. Descritas e recomendadas como diretrizes da Política Nacional de Humanização, as práticas de acolhimento nos serviços de saúde são de relevância ética, estética e social. OBJETIVO. Relatar o processo de implantação do acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Manaus, descrevendo e refletindo sobre suas potencialidades e limitações. MÉTODO. A experiência se deu em uma UBS de Manaus (AM), que comporta quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A implantação das práticas de acolhimento teve início em 2015. Fases (estratégias): (1) capacitação da equipe, (2) elaboração do fluxograma de atendimento (3) implementação, (4) educação permanente dos profissionais, (5) avaliação. RESULTADOS. A implantação do serviço de acolhimento exigiu mudanças na organização do processo de trabalho das equipes. Entre os resultados destacam-se: eliminação de filas e de procura de fichas para atendimento; reorganização do processo de trabalho; maior interação entre os profissionais de saúde (fortalecimento do trabalho em equipe); estabelecimento de vínculo entre profissionais e usuários; compreensão que o acolhimento deve ser realizado por todos os profissionais; adesão e colaboração dos usuários da UBS. CONCLUSÃO. A implantação do serviço de acolhimento articulado outras propostas de mudanças constitui-se em um importante recurso para compreensão dos usuários sobre o modelo de atendimento das equipes da ESF, fortalecimento do trabalho multiprofissional. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM. A implementação do serviço de acolhimento impacta positivamente o processo de trabalho da enfermagem, gerando mais satisfação para os trabalhadores e para os usuários dos serviços de atenção básica. DESCRITORES: Acolhimento; Cuidados Primários à Saúde; Estratégia Saúde da Família.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2 ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília: 2009. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. Cadernos de Atenção Básica, n. 28, V1. Brasília: 2013. 56 p. 4. Guerrero, Patricia; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Andrade, Selma Regina de; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de. O acolhimento como boa prática na atenção básica à saúde. Texto & contexto enferm; 22(1):132-140. 2013.