437 | Gestão participativa na Educação profissional em Saúde: avanços e desafios | Autores: Edilene Rodrigues da Silva (edilene001@gmail.com) (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Gilvania Magda Luz de Aquino (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Cleide Oliveira Gomes (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Francisca Idanésia da Silva (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Ana Flávia de Souza Timóteo (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) |
Resumo: Gestão democrática é aquela em que os seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção de educação de qualidade para todos (LÜCK, 2009). A gestão da Escola de Saúde/UFRN vem contribuindo para o exercício da participação democrática através de estruturas organizacionais definidas em seu Regimento e nos dispositivos legais da Universidade, articulando direitos e deveres, estimulando a construção da consciência e responsabilidade social, assim como criando condições para a tomada de decisões de forma coletiva. Estudo descritivo, tipo relato de experiência utilizando documentos e publicações institucionais, cujo objetivo é descrever a experiência da gestão participativa da Escola e suas contribuições para as mudanças didático-pedagógicas, estrutural e organizacional vivenciadas pela Instituição no período de 2004 a 2017. A Escola de Saúde vem desenvolvendo ações visando a formação de trabalhadores na saúde/enfermagem, de forma integral e crítica, considerando os princípios ético, técnico, político e humano, na perspectiva de contribuir para a melhoria das condições de saúde da população, mediante a oferta de cursos na área da saúde, especialmente o curso Técnico em Enfermagem. Estudo revela que durante este período a gestão pautou-se em princípios democráticos de liberdade, participação, co-responsabilidade e tomada de decisões coletivas em relação às dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras, o que favoreceu o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a capacitação sistemática dos profissionais e a participação ativa dos estudantes na tomada de decisões. A Escola tem contribuído para a formação de profissionais para uma sociedade, que, mesmo diante dos interesses do capital, preserve e fortaleça os princípios da democracia e da participação, reconhecendo a igualdade e a diferença na perspectiva do sucesso das lutas e das políticas inclusivas e emancipatórias. DESCRITORES: Educação profissional. Gestão. Saúde.
Referências: LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. |