Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 434


434

Elaboração de um guia norteador às práticas profissionais de agentes comunitários de saúde

Autores:
Edemilson Pichek dos Santos (edemilson@sou.faccat.br) (Faccat - Faculdades Integradas de Taquara) ; Camila Joseane Fillmann (Faccat - Faculdades Integradas de Taquara) ; Clarissa Bohrer da Silva (Faccat - Faculdades Integradas de Taquara) ; Gímerson Erick Ferreira (Faccat - Faculdades Integradas de Taquara)

Resumo:
Introdução: Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm papel fundamental no desenvolvimento de ações de promoção da saúde à população, constituindo-se principal elo entre família, comunidade e profissionais de saúde, por sua aproximação com as pessoas adscritas no território. Porém, fatores como: falta de capacitação, pouca experiência, baixa integração com os demais integrantes da equipe e motivação para o trabalho, podem comprometer a qualidade das ações esperadas destes profissionais. Objetivo: relatar a experiência da elaboração do Guia norteador das práticas profissionais dos ACS. Metodologia: estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvimento através do projeto de intervenção realizado durante estágio curricular de enfermagem na atenção primária, em duas Estratégia de Saúde da Família (ESF). Foi desenvolvido em cinco etapas: análise documental; criação de um checklist das atribuições do ACS; observações das atividades dos ACS; comparação entre os achados na literatura e atividades desenvolvidas pelos ACS; elaboração do Guia. Resultados: Ao comparar com a literatura, o estudo foi ao encontro do que foi diagnosticado situacionalmente nos serviços de saúde, demonstrando a necessidade da sensibilização dos gestores, enfermeiros e demais atores da ESF acerca desta problemática, no sentido de possibilitar ações que qualifiquem o processo de educação permanente desses profissionais. Considerações: Tem-se a expectativa de que, a partir da criação deste documento, embasado nos princípios e diretrizes do SUS, sejam mais bem delimitadas as atribuições específicas dos ACS, favorecendo a supervisão destes profissionais pelo enfermeiro na regulamentação do seu trabalho. Contribuições para a Enfermagem: Este, poderá contribuir com a gestão da prática clínica do enfermeiro no município, favorecendo discussão, aprofundamento e reflexão acerca da importância da padronização das ações desenvolvidas sob seu gerenciamento, e que garantem a efetividade das ações desenvolvidas pelos ACS.


Referências:
Referências: ARAÚJO, Maria Rizoneide Negreiros; ASSUNÇÃO, Raquel Silva. A atuação do agente comunitário de saúde na promoção da saúde e na prevenção de doenças. 2014.