431 | APLICAÇÃO DA FERRAMENTA SENTIMENTOGRAMA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA COM ADOLESCENTES | Autores: Dirlei Domingues dos Santos (cosmehesfa@yahoo.com.br) (UFRJ) ; Gabriela Silva dos Santos (UFRJ) ; Ana Beatriz Azevedo Queiroz (UFRJ) ; Felipe Baima dos Santos (UFRJ) ; Alison Malheiros de Castro (UFRJ) ; Cosme Sueli de Faria Pereira (UFRJ) |
Resumo: A Educação em Saúde é uma prática social, devendo ser centrada na problematização do cotidiano, na valorização da experiência de indivíduos e grupos sociais e na leitura das diferentes realidades1. Práticas educativas em saúde criativas e dialógicas são essenciais para estabelecer entre os profissionais da saúde, público e temáticas abordadas uma relação cognitiva e afetiva. Assim, é cabível o uso da ferramenta avaliativa de ações educativas denominada sentimentograma, uma vez que esta propõe-se a desvelar pensamentos e sentimentos, numa perspectiva de compartilhar no cenário da sala de aula, modos de pensar, agir e sentir em relação ao conhecimento instigado na prática educativa em saúde sexual e reprodutiva a e seus desdobramentos2. Objetivo: relatar o uso da ferramenta sentimentograma adotada com a perspectiva de trazer à tona as emoções no processo de ensinar e aprender sobre saúde sexual e reprodutiva com adolescentes. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de uma ferramenta de avaliação sobre as ações educativas em saúde sexual e reprodutiva desenvolvidas com adolescentes do 1º ano do ensino médio no Rio de Janeiro. A aplicação do sentimentograma foi realizada em dois momentos. No primeiro encontro, os alunos escreveram em um cartaz os sentimentos a respeito dos temas a serem abordados no semestre, posteriormente esse cartaz foi revisado e reescrito com outros sentimentos. Resultados: os primeiros sentimentos foram paz, respeito, comunhão, mais cuidado, esclarecimento e descobrimento. Após 07 encontros semanais discutindo temas sobre violência no namoro, aborto, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e ISTs, os sentimentos escritos foram amadurecimento, experiências, menos medo, aprendi a colocar o preservativo, violência não é só física. Conselhos, por exemplo se prevenir sempre, não se cale, denuncie entre outros foram registrados. Conclusão: o uso da ferramenta mostrou que os adolescentes avaliaram positivamente as ações educativas em saúde desenvolvidas
Referências: 1-Alves GG, Aerts D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva 2011; 16(1):319-25 2- Gouvêa M, Daher D, Barros G, Antunes J. Sentimentograma:ferramenta de avaliação na era planetária. CIAIQ 2016 (1):839-42 |