Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 428


428

O PROJETO DE EXTENSÃO COMO PRECURSOR DA CONSCIENTIZAÇÃO PARA IMUNIZAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DE SAÚDE

Autores:
Diana Santos Sanchez (dianassanchez@hotmail.com) (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Estela Macedo Assis (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Fernanda Menezes de Brito (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Solanje Aragão dos Santos (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Monah Licia Santos de Almeida (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Letícia Cardoso Braz (Universidade Salvador- UNIFACS)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O projeto de extensão tem o intuito de preparar os extensionistas a lidarem com o público ao falar sobre imunização, que é a estratégia de proteção contra doenças imunopreviníveis. Estes sensibilizam estudantes da área de saúde de modo que traga uma qualificada educação e prevenção em saúde. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes no projeto de extensão. METODOLOGIA: Relato de experiência de caráter descritivo de alunos participantes de um projeto de extensão relacionado à imunização, de uma universidade privada de Salvador. RESULTADOS: Durante os encontros semanais do projeto de extensão é possível obter conhecimentos que contribuem na formação acadêmica, discutindo questões relevantes sobre imunização e realizando trabalhos científicos. Os extensionistas fazem uma sensibilização sobre o cartão vacinal e coletam dados vacinais dos estudantes para análise destas informações. Esta coleta de dados é feita através de uma plataforma digital onde os dados são armazenados, criando, assim, gráficos para análise. Os extensionistas abordam quanto a importância da imunização na prevenção de doenças, bem como para atuação nos campos de estágios curriculares, além de promoverem ações no âmbito acadêmico, em escolas, hospitais e em eventos multidisciplinares. CONCLUSÃO: A extensão proporciona aos discentes o aperfeiçoamento da comunicação, através do trabalho em equipe e das ações realizadas, contribuindo com a troca de conhecimentos e maior entendimento acerca da vacinação, de modo a conscientizar discentes da área de saúde sobre a sua importância através da educação em saúde. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Diante das ações realizadas pelos extensionistas é esperado que os estudantes sejam conscientizados, fazendo com que tornem-se profissionais diferenciados, tendo suas práticas mais relevantes.


Referências:
ROCHA, C. M. V. Comunicação social e vacinação. Rio de Janeiro, Rev. Hist. Cienc. Saúde- Manguinhos. v. 10, e. 2, p. 795- 806.