427 | CENSO VACINAL COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS | Autores: Diana Santos Sanchez (dianassanchez@hotmail.com) (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Fernanda Menezes de Brito (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Cristyane Maria Cavalcanti Magno (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Lorena Maria da Costa Aguiar (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Fabiana dos Santos Santana (Universidade Salvador- UNIFACS) ; Geane Martins Nogueira Barreto (Universidade Salvador- UNIFACS) |
Resumo: INTRODUÇÃO: As vacinas são utilizadas como um dos mecanismos mais eficazes na defesa contra agentes infecciosos e bacterianos. Seu uso faz-se importante para evitar doenças imunopreveníveis. OBJETIVO: Verificar a atualização da cobertura vacinal de estudantes de saúde em uma universidade privada de Salvador. METODOLOGIA: Censo vacinal feito por extensionistas universitários, que coletaram dados vacinais de alunos. Após a leitura do cartão vacinal, iniciou-se a coleta das informações com projeção em uma plataforma virtual, onde foram criados gráficos para análise das informações. RESULTADOS: Com análise dos gráficos verificou-se que 76,5% das entrevistadas eram mulheres e 49,8% com idade entre 21 e 31 anos. Através dos gráficos de situação vacinal observou-se que 59,4% dos entrevistados receberam até a 3ª dose da vacina contra Hepatite B, 45,5% até o reforço da DT, 34,4% até o reforço da vacina contra Febre Amarela, 42,4% até o reforço da Tríplice Viral, 75,8% nunca tomaram a vacina contra HPV, 54,5% tomaram a da Meningite C, 46,9% tomaram a da Hepatite A e 51,5% tomaram a vacina contra H1N1. Diante dessas informações foi possível verificar que os discentes não percebiam a importância da atualização vacinal, o que proporcionou aos pesquisadores a realização de educação em saúde, conscientizando-os sobre a importância da imunização. CONCLUSÃO: Através do censo vacinal é possível trabalhar com educação em saúde, onde são feitas orientações relevantes sobre imunização, além de servir como base para possíveis conquistas de obtenção vacinal em campo universitário. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Espera-se que as orientações dadas pelos extensionistas tragam informações relevantes à população acadêmica, formando assim, profissionais diferenciados na percepção da relevância da imunização.
Referências: PÔRTO, A.; PONTE, A.F. Vacinas e campanhas: as imagens de uma história a ser contada. v. 10 (suplemento 2):725-42, 2003. |