424 | A Ludicidade como práxis para promoção e prevenção da saúde: relato de experiência | Autores: Dejenane Dalva da Silva Costa (mellosa_enfermagem@hotmail.com) (FAPAN) ; Tiago Nazareno Coutinho Nogueira (CESUPA) ; Elisa da Silva Feitosa (FAPAN) ; Bruno Pinheiro Santos (FAPAN) ; Uebem Fernandes Ramos (FAPAN) ; Conceição Chagas Pessoa (FAPAN) |
Resumo: Introdução: Ludicidade é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da aprendizagem independentemente da idade, entender que "o lúdico é um mecanismo estratégico de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropriação significativa do conhecimento (LEON, p. 14, 2011). O Projeto Social atua de forma solidaria em parceria com pessoas e grupos ou entidades, promovendo a saúde plena. Objetivos: Relatar a experiencia de um grupo de acadêmicos e profissionais de enfermagem durante a execução de um projeto sócio-educativo voltado a promoção e prevenção da saúde da pessoa, da família e da comunidade. Metodologia: Ocorreu por meio do Projeto Saúde Esperança Com Alegria, compartilhando saberes de abrangência interdisciplinar. Os encontros foram realizados durante o segundo semestre de 2016 e no primeiro semestre de 2017. Utilizou-se a metodologia da problematização por meio do arco Maguerez, o tema central das discussões em grupo promoção e prevenção da saúde à criança, ao adulto e pessoa idosa. Resultados: Percebeu-se há necessidade de fomentar mudanças nos estilos de vida das pessoas atendidas no projeto, como por exemplo: mudanças de hábitos de alimentação, principalmente quando se referi a alimentação das crianças, em virtude baixa ingestão de carboidratos e proteínas. Conclusão: Percebe-se que por meio das atividades lúdicas os grupos atendidos no projeto ficaram sensibilizado com cuidados básicos de higiene e da boa alimentação para o organismo em toda etapa da vida, valorizando as verduras, as leguminosas, frutas, carnes, peixes e etc. reformulando a forma de pensamento do usuário perante as suas práxis do dia-a-dia, em virtude, de (in)formar pessoas formadoras de opiniões, contribuindo assim, na qualidade de vida. Contribuição para Enfermagem: As atividades educativas, por meio da ludicidade, têm o objetivo de capacitar o seu ouvinte, visando a promoção da saúde e a possíveis agravos, a qual necessita do profissional enfermeiro atuando em espaços diferentes, pois cabe a estes uma função social e política voltada para a transformação da sociedade. Palavras-Chaves: Educação em Saúde e Promoção da Saúde
Referências: ROECKER, S.; NUNES, E. F.P.A.; MARCON S. S. O TRABALHO EDUCATIVO DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2013. |