Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 420


420

SAÚDE E VIDA DE JOVENS COM SOROLOGIA POSITIVA PARA HIV: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores:
Deise Ferreira de Souza (dfsnit@hotmail.com) (Universidade Federal Fluminense) ; Jonatan Pacheco da Silva (Universidade Federal Fluminense) ; Amanda Ornela Hyppolito (Universidade Federal Fluminense) ; Cristina Lavoyer Escudeiro (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
Introdução: O desgaste físico e psicológico que a infecção pelo HIV gera nos indivíduos necessidades e expectativas que precisam de um cuidar que vai além das orientações e o uso das medicações. Objetivos: compreender o jovem com sorologia HIV, no que tange aos aspectos relacionados à sua vida social, cultural, emocional e cuidados à saúde. Metodologia: Pesquisa qualitativa, de revisão de literatura narrativa, tendo sido utilizados livros, artigos e cadernos de políticas públicas do Ministério da Saúde. Resultados: As políticas públicas tiveram avanço significativo logo após a promulgação da constituição de 1988, porém, a condição soropositiva ainda sofre com o estigma, com a restrição ao exercício da cidadania e com a rejeição da família e/ou sociedade, levando muitas vezes ao isolamento social. Essas marcas ameaçam a saúde desses jovens de modo mais impactante que a ação do próprio vírus. Neste contexto, a enfermagem se constitui junto à equipe de saúde como elemento de fundamental importância na oferta de um cuidado humanizado e de orientação ao autocuidado e aos direitos do jovem com HIV. Conclusão: As ações de saúde devem voltar-se para uma assistência individualizada e acolhimento fértil onde se perceba a amplitude e as diversas dimensões que inquietam esses jovens. A assistência de qualidade, que se apoie no vínculo, pode promover uma mudança efetiva na vida dos jovens com HIV. Contribuições para a enfermagem: Esse modelo de reflexão viabiliza a condução das ações dos enfermeiros que estão envolvidos no processo do cuidar além de contribuir para sua corresponsabilidade.


Referências:
1. Angelim RC de M et al. Representações sociais de estudantes de escolas públicas sobre as pessoas que vivem com HIV/Aids. Saúde debate. Rio de Janeiro, v. 41, n. 112, p. 221-229, Mar. 2017. 2. Oliveira LL, Negra MD, Nogueira-Martins MCF. Projetos de vida de adultos jovens portadores de HIV por transmissão vertical: estudo exploratório com usuários de um ambulatório de infectologia. Saude soc., São Paulo, v. 21, n. 4, p. 928-939, Dec. 2012. 3. Seidl EMFl, Ribeiro TRA, Galinkin AL. Opiniões de jovens universitários sobre pessoas com HIV/AIDS: um estudo exploratório sobre preconceito. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 15, n. 1, p. 103-112, abr. 2010.