Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 400


400

Redução de Danos como prática de controle do consumo de crack em pacientes em situação de rua - revisão bibliográfica.

Autores:
Conrado Marques de Souza Neto (conrado_csl@hotmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Josefa Tamara Soares Guimarães (Universidade Tiradentes) ; Paula Lorena Nascimento Vilanova (Universidade Tiradentes) ; Lorenna Emília Sena Lopes (Universidade Tiradentes) ; Carine Santana Ferreira Marques (Universidade Tiradentes) ; Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa (Universidade Tiradentes)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A política de redução de danos visa minimizar riscos relacionados ao uso de drogas. Tem grande importância na saúde pública, pois ameniza riscos, propõe soluções, oferece apoio, acompanha o dependente e busca resultados (RIBEIRO, et al., 2016). As equipes de consultórios de rua, tem papel fundamental frente a este grupo, atuando sempre em parceria, desenvolvendo ações e planejando intervenções (BRASIL, 2012). OBJETIVO: Identificar a importância da redução de danos no usuário de crack atendido pelo consultório de rua. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com levantamento de artigos científicos extraídos das bases de dados: SciELO, Science direct e Lilacs. RESULTADOS: Após análise descritiva, os artigos foram divididos nas categorias: consumo do crack e suas recaídas, impacto do consumo do crack na saúde pública e controle do consumo de crack na redução de danos. CONCLUSÕES: Notou-se a deficiência de insumos e ações destinadas aos usuários da substância no Brasil, além da falta de suporte hospitalar e tratamentos de reabilitação e da prática à reinserção dos indivíduos a sociedade. CONTRIBUIÇÕES: A atuação da equipe de enfermagem nos consultórios de rua realizada de forma holística possibilita a redução de riscos e propõe melhores resultados frente ao usuário de crack.


Referências:
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual sobre o cuidado à saúde junto à população em situação de rua. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. RIBEIRO, J. M; MOREIRA, M. R; BASTOS, F. I; DIAS, A. I; FERNANDES, M. B. F. Acesso aos serviços de atenção em álcool, crack e outras drogas - o caso do município do Rio de Janeiro, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva. v. 21 n. 1 p. 71-81, 2016.