Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 385


385

ELABORAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PESSOAS SUBMETIDAS A TRATAMENTO ANTINEOPLÁSICO

Autores:
Cecília Barreto Holzmann de Vasconcelos (cecilia.bhv@gmail.com) (Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará) ; Andrea Bezerra Rodrigues (Enfermeira; Doutora em Enfermagem; Professora da Universidade Federal do Ceará) ; Fernanda Macedo Cartaxo Freitas (Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará) ; Tayanne de Lima Magalhães (Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará) ; Kauane Matias Leite (Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará) ; Letícia Machado de Sousa (Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Dentre os tratamentos contra as neoplasias, está a quimioterapia, utilizada para combater diversos cânceres, que pode afetar tanto as células normais quanto as neoplásicas, causando os efeitos colaterais (ECs) tão temidos pelos doentes. OBJETIVO: Elaborar uma tecnologia educativa (folder) para subsidiar a orientação profissional a pessoas em tratamento quimioterápico ambulatorial em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia de Fortaleza. METODOLOGIA: Estudo metodológico, conduzido pelos critérios da Prática Baseada em Evidências, realizado no período de janeiro a julho de 2017. Utilizadas publicações encontradas nas bases de dados MEDLINE, BDENF e Scielo, com os descritores quimioterapia e oncologia em português, inglês e espanhol, no período de 2012 a 2017. Pesquisou-se por materiais no site do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no livro Oncologia para enfermagem (Editora Manole-SP, 2016) e no livro Terapêutica oncológica para enfermeiros e farmacêuticos (Editora Atheneu-SP, 2012). Excluiu-se publicações que não se encontravam disponíveis na íntegra, editoriais e estudos de caso. RESULTADOS: Organizou-se um manual de dimensões 21x15 centímetros, incluindo capa, contracapa, conteúdo para orientação, referências bibliográficas. O conteúdo é composto por tópicos sobre orientações sobre os ECs mais incidentes ocasionados pela quimioterapia: náuseas/vômitos, manchas escuras na pele, diarreia, fadiga, alopecia, risco de infecção e sangramento, mucosite, além de informações sobre sexualidade e orientações gerais acerca dos efeitos colaterais da terapêutica antineoplásica. Esse folder auxiliará nas atividades realizadas na instituição parceira da Liga Acadêmica de Oncologia. CONCLUSÃO: Um material educativo voltado às pessoas em tratamento quimioterápico facilitará a compreensão das medidas preventivas correlacionadas aos ECs da terapêutica, com uma abordagem padronizada das orientações, linguagem acessível, favorecendo a segurança desses indivíduos e a adesão ao tratamento. CONTRIBIÇÃO OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Dará subsídio para um qualificado trabalho da enfermagem, atuante no serviço de quimioterapia, facilitando o acesso à informação fornecido aos pacientes tratados com terapia antineoplásica.


Referências:
1- Rodrigues AB, Oliveira PP. Quimioterapia antineoplásica. In: Rodrigues AB, Oliveira PP. Enfermagem para oncologia. Cap. 20. São Paulo: Manole; 2016.2. 2- Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Divisão de Comunicação Social. Quimioterapia. 3.ed. Rio de Janeiro: Inca; 2013.