381 | SUPORTEBÁSICODEVIDANAESCOLA:OAMBIENTEIDEAL | Autores: Carla Suellem Sousa Araújo (carlaaraujorisussardonius@gmail.com) (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Brenda dos Santos Coutinho (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Andreza Dantas Ribeiro (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Thais Chrystinnaguimarães Lima (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Irinéiade Oliveira Bacelar Simplício (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Mariane Santos Ferreira (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) |
Resumo: Introdução: O Suporte Básico de Vida (SBV) eficiente requer o reconhecimento e início rápido das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e as escolas representam um ambiente ideal para capacitar a população no SBV¹. Objetivo: Verificar o conhecimento dos professores de uma escola municipal acerca das técnicas de RCP. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em associação com a empresa agrícola Cargill em uma escola municipal em Santarém-PA. Foi aplicado um questionário, cuja análise se deu pela estatística descritiva, com auxilio do software Excel® 2016. Após foi realizada uma oficina teórica e prática com os professores acerca da RCP. Resultados: Participaram 13 professores, na faixa etária entre 26 e 56 anos, média de 40,3 e 76,92% era do sexo feminino. Relacionado ao que seria RCP, 53,85% afirmaram não saber. Acerca da responsabilidade da escola perante uma Parada Cardiorrespiratória (PCR), 61,54% dos educadores acreditam que seria contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou o corpo de bombeiros; em relação ao reconhecimento de uma PCR, 61,54% apontaram a verificação do nível de consciência, pulso e respiração; referente à cessação das manobras, 69,23% informou que seria com o retorno dos batimentos cardíacos. Conclusão: A escola deve reconhecer o seu papel social perante o SBV, sendo ideal a capacitação dos educadores e a inserção desse tema no currículo escolar. Contribuições para a enfermagem: O elo da enfermagem com a comunidade é essencial na prática acadêmica, contribuindo com a comunidade e formação dos graduandos. Descritores: Relações Comunidade-Instituição, Reanimação cardiopulmonar, saúde na escola.
Referências: 1. Fernandes JMG, Leite ALS, Auto BSD, Rivera IR, Mendonça MA. Ensino de Suporte Básico de Vida para Alunos de Escolas Pública e Privada do Ensino Médio. Arq. Bras. Cardiol. 2014; 102(6): 593-601. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v102n6/pt_0066-782X-abc-20140071.pdf. |