374 | Fortalecendo redes na atenção à saúde: caminhos para a consolidação da Política de Educação Permanente em Santa Catarina | Autores: Carine Vendruscolo (carine.vendruscolo@udesc.br) (Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Denise Antunes de Azambuja Zocche (UDESC) ; Edlamar Kátia Adamy (UDESC) |
Resumo: Introdução: Entre as diretrizes indutoras para a consolidação do SUS está a Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS)1. Nessa perspectiva, considera-se fundamental que as universidades cooperem com movimentos de implantação de projetos de educação e fortalecimento de redes em saúde, como promotoras de espaços de discussão e implementação de ações. O Programa de Extensão da UDESC: "Fortalecendo redes na atenção à saúde do município de Chapecó" contém ações que visam o enfrentamento dos problemas que emergem da agenda dos serviços locais, dirigido aos profissionais, em especial de enfermagem, fomentando a qualificação num contexto de participação e autonomia2. Objetivo: relatar a oficina/processo de construção de um instrumento avaliativo das ações de EPS para o Estado de SC. Metodologia: a oficina aconteceu em maio de 2017, no município de Balneário Camboriú/SC. Trata-se de uma parceria entre a Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES) de SC e UDESC. Estavam presentes representantes de 15 CIES do Estado. Os participantes foram divididos em grupos para os trabalhos de reformulação do instrumento avaliativo. Este já havia sido previamente elaborado, passou por um teste de validação, sendo aplicado nas CIES das regiões Oeste e Serrana do Estado. Os grupos receberam material impresso contendo o esboço do instrumento e orientações para o preenchimento. Após, propuseram sugestões quanto ao desenho do instrumento que foram sintetizadas e apresentadas numa reconstrução coletiva do material. Conclusões: apesar de permitir avaliar uma parte do arsenal de movimentos de EPS desenvolvidos no Estado, o exercício e seu produto foram importantes para a consolidação da CIES e para fortalecimento da PNEPS. Contribuições para a Enfermagem: Nessa construção coletiva, destacaram-se os profissionais da enfermagem que, estando em maioria, contribuíram com os pressupostos de uma educação libertadora para compor o instrumento, incentivado ações de EPS que favoreçam essa prática.
Referências: 1. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS no 198/04, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde - como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. [documento internet] 2004. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS no 1.996/07, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. [documento internet] 2007. 3. Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005, 148 p. |