373 | Educação em saúde realizada pela Enfermagem no espaço religioso: relato de experiência | Autores: Caren Camargo do Espírito Santo (carencamargo.enf@gmail.com) (Faculdade Gama e Souza) ; Bruno Rafael Gomes Valois (Faculdade Gama e Souza) ; Eva de Fátima Rodrigues Paulino (Faculdade Gama e Souza) ; Glaudston Silva de Paula (Faculdade Gama e Souza) ; Juliana Pereira Domingues (Faculdade Gama e Souza) ; Juliana Tavares Cordeiro de Queiroz (Faculdade Gama e Souza) |
Resumo: Introdução: A Educação Popular em Saúde propõe a produção do conhecimento a partir da democratização do saber (VASCONCELOS et al, 2009).Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de educação em saúde com mulheres em uma igreja evangélica. Metodologia: O cenário foi uma igreja evangélica pentecostal localizada na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Participaram aproximadamente 40 mulheres pertencentes à igreja, solteiras e casadas. O encontro foi marcado previamente com o nome de "Culto Rosa", apenas para mulheres. A atividade educativa foi realizada por uma enfermeira, cujo tema foi solicitado pela organizadora do evento: câncer de mama. Resultados: Após a oração inicial e dinâmicas realizadas pela organizadora do encontro, procedeu-se à palestra. Utilizando-se recursos como computador e datashow, com linguagem acessível, os temas relacionados à anatomia, fisiologia foram introduzidos. Após, foi realizada a discussão sobre o corpo da mulher e, então, sobre o câncer de mama. Foi feita uma dinâmica para que todas fizessem o autoexame das mamas. Imagens sobre o câncer foram divulgadas. Houve grande interação no debate sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Constantemente, a palestra era interrompida pelas mulheres que possuíam dúvidas. Algumas, tímidas, pediam para outra mulher fazer a pergunta. Após o término, algumas mulheres procuraram a enfermeira para conversar, enaltecendo o aprendizado e elogiando a atividade. Conclusões: As mulheres evangélicas possuem muitas dúvidas relacionadas ao seu corpo e à sua saúde, mas possuem interesse em discutir e compartilhar seus saberes. Contribuições para enfermagem: Infere-se que o campo religioso é como um terreno fértil para o desenvolvimento de atividades educativas em saúde pela enfermagem, além de contribuir para que a percepção da importância do enfermeiro no compartilhamento de saberes.
Referências: VASCONCELOS, M. et al. Práticas pedagógicas em atenção básica a saúde. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Belo Horizonte: Editora UFMG - Nescon UFMG, 2009. |