Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 372


372

A vivência dos profissionais de saúde no suporte à família do recém-nascido de risco

Autores:
Camila Moureira Costa Silva (camilamoureira@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Letícia Oliveira de Melo (Universidade Federal de Alagoas) ; Deborah Moura Novaes Acioli (Universidade Federal de Alagoas) ; Luana Cavalcante Costa (Universidade Federal de Alagoas) ; Ingrid Martins Leite Lúcio (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A família do recém-nascido de risco merece atenção dos profissionais, principalmente daqueles que prestam cuidados diretos, como a equipe de enfermagem e médica. Objetivos: Descrever o suporte proporcionado à família em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Metodologia: Delineamento qualitativo descritivo, com profissionais da equipe médica e de enfermagem, em um hospital escola, referência em Maceió-Alagoas, no período de agosto de 2013 a julho de 2014. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com 27 profissionais. Resultados: Os profissionais não desenvolvem atividades com os pais, mesmo sabendo da importância para a família no processo de cuidado. Como justificativas os profissionais elencam a falta de psicólogo e assistente social, superlotação e excesso de atividades no trabalho. Sobre os cuidados para alta e seguimento os profissionais visualizam como uma atividade exclusiva do profissional médico, deixando estas orientações para serem realizadas por este no dia da alta. Conclusão: Foi possível evidenciar que a produção de cuidado humanizado ainda é um desafio, sendo numerosas as dificuldades encontradas pelos profissionais. Contribuições para enfermagem: Além dos procedimentos realizados, a equipe de enfermagem precisa se apoderar das tecnologias leves para garantir a humanização ao recém-nascido e sua família. Descritores: Equipe de Cuidados de Saúde, Família, Humanização.


Referências:
MELO, L.O. A vivência dos profissionais de saúde no suporte à família do recém-nascido de risco. 2014. Trabalho de conclusão de curso. (Graduação em enfermagem)-Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. COSTA, Roberta, PADILHA, Maria Itayra. A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal possibilitando novas práticas no cuidado ao recém-nascido. Rev. Gaúcha Enferm. (Online), Jun 2011, v.32, n.2, p.248-255. OLIVEIRA, Kézia de et al. Vivências de familiares no processo de nascimento e internação de seus filhos em UTI neonatal. Esc. Anna Nery, Mar 2013, v.17, n.1, p.46-53.