Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 370


370

CONSULTAS DE PRÉ-NATAL REALIZADAS PELO ENFERMEIRO EM UM ESTADO DO NORDESTE NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2008 A MARÇO DE 2017

Autores:
Camila França de Lima (fl.camila@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Jessica de Melo Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Larissa dos Santos Brandão (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Vanessa Luiza Lins de Carvalho Silva (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Priscila Sanny Costa da Silva (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Amuzza Aylla Pereira dos Santos (Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Resumo:
Introdução: Além de possuir o respaldo legal, o enfermeiro dispõe de conhecimentos e habilidades para prestar assistência qualificada à gestante durante o pré-natal de baixo risco. Diante disso, o fortalecimento dessa assistência é essencial para a diminuição dos índices de morbimortalidade materna e neonatal.¹ Objetivo: Identificar o número de consultas de pré-natal realizada por enfermeiros, no período de janeiro de 2008 a março de 2017, no Estado de Alagoas, visto que é atribuição do enfermeiro prestar assistência à gestante. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, que analisará o número de consultas de pré-natal realizadas em Alagoas. Os dados foram extraídos do Departamento de Informática do SUS. Resultados: No recorte temporal delimitado, o enfermeiro foi responsável por 76,4% das consultas de pré-natal realizadas no estado de Alagoas, seguido pelo profissional médico com 23,6% das consultas. Em todos os anos analisados, a atuação do profissional de enfermagem foi bastante significativa. Conclusão: Constata-se que, em Alagoas, o enfermeiro tem sido responsável pela maioria dos atendimentos de pré-natal na atenção básica. Esses dados não retratam a qualidade destas consultas, mas evidenciam a necessidade de valorização do enfermeiro nesse processo de assistência pré-natal, para assim melhorar os serviços prestados a comunidade. Contribuições para a enfermagem: Observa-se que os enfermeiros possuem a oportunidade de promover mudança no âmbito do cuidado à mulher no pré-natal, contudo faz-se necessário contínuas atualizações desses profissionais e busca por apoio governamental para implementar essa assistência, e garantir sua qualidade. Descritores: Cuidado Pré-Natal, Enfermagem, Atenção Primária à Saúde.


Referências:
Referências: 1.Cunha MA, Mamede MV, Dotto LMG, Mamede FV. Assistência pré-natal: competências essenciais desempenhadas por enfermeiros. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2009 jan-mar; 13 (1): 00-00.