Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 369


369

Ação Educativa no Autocuidado na Prevenção do Câncer de Pênis à Luz de Dorothea Orem: Relato de Experiência

Autores:
Camila do Socorro de Oliveira Moreira (camilamoreira_vane@hotmail.com) (Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ) ; Adrielle Cristine Ferreira de Brito Tavares (Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ) ; Helanno Nazareno Freitas Lima (Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ) ; Jair Reginaldo Cardoso de Oliveira Júnior (Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ) ; Valdeângela Carvalho Vasconcelos Paiva (Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ) ; Milene do Socorro Bastos de Carvalho (Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O câncer de pênis é uma neoplasia rara, cujo tratamento, muitas vezes, é multilante, sendo que no Brasil representa 2% de todos os casos de câncer no homem, no Estado do Pará, região metropolitana de Belém é de 6,3/100.000 hab/ano. OBJETIVO: relatar a experiência vivenciada em uma ação educativa voltada ao público masculino, sobre o conhecimento e a importância do autocuidado na prevenção do câncer de pênis. MÉTODO: estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido por discentes do curso de enfermagem da Faculdade Metropolitana da Amazônia, com homens maiores de 18 anos em uma Unidade Básica de Saúde localizada na cidade de Belém-Pará. Foi utilizada uma tecnologia educativa, em formato de cartilha, contendo imagens coloridas e ilustrativas e também perguntas que serviram para identificar o conhecimento dos homens sobre o tema abordado utilizando como modelo teórico a Teoria do Autocuidado de Dorothea E. Orem. RESULTADOS E DISCUSSÃO: participaram do estudo 24 homens, sendo que todos relataram nunca ter ouvido falar em câncer de pênis. Ao serem abordados a cerca do tema, foi observado que alguns homens se manifestaram surpresos, através de gestos e expressões faciais. Logo, após a apresentação da cartilha, os homens se apresentaram receptivos as informações e refletiram sobre os cuidados consigo. As Imagens e perguntas educativas direcionaram a troca de informações, ao entendimento e a sensibilização sobre o autocuidado. CONCLUSÃO: a ação educativa possibilitou a propagação de infor-mação sobre o tema, através da política nacional voltada à saúde do homem, além da sensibilização quanto ao conhecimento e quanto à importância do autocuidado em relação à prevenção do câncer de pênis. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: o estudo realizado através de uma concepção teórica fundamentado na teoria de Dorothea E. Orem possibilitou a interação do enfermeiro e cliente de forma dinâmica e sistematizada, proporcionando a aplicabilidade de uma tecnologia educativa favorecendo a atuação do profissional enfermeiro enquanto educador em saúde. DESCRITORES: Teoria do Autocuidado; Saúde do Homem; Tecnologia Educativa.


Referências:
REFERÊNCIAS ALVES, Alana Caroline Ribeiro. Ensino de Teorias de Enfermagem na Formação do Profissional Enfermeiro. Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá, 2012. COSTA, Syvoney et al. Câncer de pênis: epidemiologia e estratégias de prevenção. Ciências Biológicas e da Saúde Facipe. Recife: nov 2013. P.23-33.v1. 1, 2, 3, 4, 5 Discentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem - FAMAZ; seis Mestres em Enfermagem - UFPA, Especialista em Oncologia - Hospital A. C.Camargo / SP, Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ e Pós- Graduada em Enfermagem do Trabalho - FAMAZ.